Revista de imprensa diária
Leia aqui as principais notícias económicas de hoje
"Esta já é a crise mais preocupante desde que vivemos em democracia" (Jornal de Negócios) "Esta já é, sem dúvida, a crise mais preocupante desde que vivemos a democracia em Portugal", considera Fernando Teixeira dos Santos, em entrevista ao programa Balanço & Contas, que pode ver esta noite na RTP 2 ou ler amanhã na íntegra na edição impressa do Negócios. Mais, prossegue o ministro das Finanças, esta é também a crise económica "mais estranha" do mesmo período.
Portugal já viveu "períodos de dificuldades no passado também de conjunturas internacionais adversas, como a crise do petróleo nos anos 70 e nos anos 80 também; vivemos depois um período [negativo] sem justificação externa, em 2003; mas neste momento temos uma situação internacional que é peculiar em comparação com outras situações porque é de diagnóstico difícil, começou pela questão do 'subprime' e alastrou a outras áreas da actividade financeiro".
Bancos retiram dinheiro das contas para acertar bonificado (Jornal de Negócios) As actualizações dos valores das bonificações no crédito à habitação estão a registar atrasos, o que significa que as famílias que delas beneficiam estão a ter de devolver montantes que não foram entretanto cobrados. As Finanças admitem atrasos no final de 2007, mas afirmam que a situação ficou regularizada desde o início deste ano.
Pontes sobre o Tejo perdem 5.500 carros por dia (Diário Económico) O tráfego automóvel nas diversas concessões nacionais de auto-estradas agravou a sua tendência de queda ao longo do último semestre deste ano, sendo já superior a 10 mil o número de carros que deixou de circular nas principais estradas do País, em comparação com os dados homólogos de 2007.
Dão Sul interessada nas empresas de vinhos da Sociedade Lusa de Negócios (Diário Económico) A Dão Sul está interessada nas três empresas vitivinícolas da Sociedade Lusa de Negócios (SLN). Casimiro Gomes, presidente do grupo Global Wines (holding que integra a Dão Sul), afirma ao Diário Económico estar “interessado no projecto” e considera ser “um dos candidatos mais bem posicionados”. A SLN pretende vender, no âmbito do plano de reestruturação do grupo, definido pela equipa de Cadilhe depois da nacionalização do BPN, as posições que detém nas Caves da Raposeira, Tapada do Chaves e Murganheira.
Este ano faliram 440 empresas no distrito de Braga (Público) Até ao final do mês de Setembro, faliram 440 empresas do distrito de Braga - 1,5 por cento do universo total. Face ao mesmo período de 2007, o aumento é de cerca de 50 por cento e o sector têxtil é aquele em que se tem observado um maior número de insolvências.
Vendas das companhias de aviação low cost em Portugal cresceram 50% (Diário de Notícias) Quando a Ryanair anunciou, pela primeira vez desde 1997, que vai ter prejuízos este ano, as companhias low cost perceberam que a crise não escolhe as vítimas. No entanto, continuam a mostrar mais resistência do que as transportadoras tradicionais. Em Portugal, bastaram seis meses para que as suas vendas crescessem 50%.
Clientes admitem processar Privado (Diário de Notícias) Os clientes do Banco Privado Português (BPP) que tentaram levantar o dinheiro que têm em depósitos continuaram, ontem, sem qualquer esclarecimento sobre a sua situação por parte da nova gestão de Fernando Adão da Fonseca. E permaneceram, assim, com as contas bloqueadas. Como tal, decidiram recorrer à via judicial para solucionar o problema se nos próximos dias continuarem sem acesso às poupanças.
Consórcios nacionais passam à fase de negociação do TGV (Diário de Notícias) Os concorrentes liderados por empresas portugueses deverão passar à fase de negociação no concurso para a construção do troço Caia/Poceirão, da linha de alta velocidade ferroviária (TGV) entre Lisboa e Madrid.
Mais lidas