pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

12 de Agosto de 2008 às 07:31

Erro do Deutsche Bank obriga CMVM a rever seis meses de estatísticas (Jornal de Negócios) O Deutsche Bank enviou durante seis meses dados incorrectos à CMVM sobre a sua actividade de corretagem. O erro foi detectado com o envio dos dados de Junho e obrigou o regulador a retirar do "site" a informação relativa àquele mês e aos cinco anteriores.

Bush e Putin trocam acusações mútuas sobre a Geórgia (Jornal de Negócios) O presidente russo condenou ontem o apoio norte-americano à retirada das forças da Geórgia que estavam no Iraque. Os militares russos já controlam toda a Ossétia do Sul e o presidente da Geórgia abandonou o edifício da presidência. Para hoje está convocado um encontro da NATO para analisar o conflito.

Talone faz primeiro negócio em Portugal (Diário Económico) O maior fundo de investimento da Península Ibérica, o Magnum Capital de João Talone, escolheu a montagem de torres eólicas para primeiro investimento em Portugal.

Acordo accionista limita estratégia ibérica da Galp (Diário Económico) Murteira Nabo afirma que é difícil para a Galp integrar a consolidação ibérica na energia quando os actuais accionistas estão proibidos de saírem ou reforçarem. Em entrevista, fala ainda do país e da crise.

Sindicatos queixam-se de que o "banco de horas" nos transportes reduz os salários (Público) Um motorista chega a trabalhar 16 horas por dia, embora não a conduzir. Há pausas de trabalho, o trabalhador tem de ficar disponível para a empresa e tudo isso é pago, mas não no salário-base. Criar um "banco de horas", como prevê a revisão da legislação laboral, ameaça polémica. Os sindicatos temem um corte salarial inaceitável. O patronato afirma que as poupanças permitirão até aumentar os ordenados.

Estudo aponta TAP como uma das poucas sobreviventes à crise da indústria aérea (Público) Mais de 50 companhias de aviação europeias estão em risco de desaparecer, graças à escalada do preço do petróleo. Apenas nove têm condições financeiras para sobreviver à crise que se instalou na indústria. E a TAP é uma delas.

Aposentam-se por dia 63 funcionários públicos (Diário de Notícias) No primeiro semestre deste ano, reformaram-se 11 610 funcionários públicos, o que corresponde a uma média de 63 trabalhadores por dia. Se este ritmo se mantiver, a administração pública perderá este ano cerca de 23 mil funcionários.

TAP vai sobreviver numa "3.ª divisão" europeia (Diário de Notícias) A TAP Air Portugal está no grupo das nove companhias aéreas europeias que têm qualidades para "sobreviver" no sector da aviação, mas outras têm um futuro incerto, adverte um estudo de um banco de investimento britânico.

Governo vai andar de carro alugado (Correio da Manhã) O primeiro-ministro e os restantes membros do Governo vão deslocar-se em carros alugados. O Estado vai abrir até ao fim do ano um concurso público para a aquisição de viaturas e seguros no valor de 25 milhões de euros. Segundo apurou o CM a opção de compra só será exercida para viaturas que se destinem a ser transformadas, como é o caso dos automóveis/ambulâncias do INEM e dos camiões de recolha de lixos das autarquias.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio