Acordo possível para Cimeira Rio+20 já foi aprovado
O Brasil entregou de madrugada o texto final às delegações dos países presentes no Rio de Janeiro. Este texto, já aprovado pelas delegaçõess, passará a partir de amanhã para os debates dos líderes mundiais, na Cimeira Rio+20, onde se espera a presença de 130 chefes de Estado e de Governos. Nos três dias que decorre a Cimeira, será feriado no Rio de Janeiro
A União Europeia, segundo noticia a agência Folha, fala em acordo possível.
No documento final ficou de fora a criação da agência para o Ambiente, mas fala-se no reforço do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Também ficou de fora a criação de um fundo de 30 mil milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento sustentável.
Mas propõe-se a criação de um fórum intergovernamental para acompanhar a implementação do desenvolvimento sustentável, em substituição da Comissão de Desenvolvimento Sustentável. O forum, segundo cita a Veja, poderia "oferecer liderança política, orientação e recomendações para o desenvolvimento sustentável" e acompanhar e rever o progresso na implementação de compromissos como os contidos na Agenda 21 e no Plano de Implementação de Joanesburgo.
Além deste fórum, o acordo reafirma um dos princípios do Rio-92, a Cimeira que teve lugar há 20 anos, de que os países desenvolvidos e em desenvolvimento têm “responsabilidades comuns, mas diferenciadas” no que se refere ao desenvolvimento sustentável. O texto que será discutido na Cimeira reconhece que estes países têm necessidades diferentes, mas que os países em desenvolvimento precisam de recursos adicionais. Os objectivos devem, no entanto, ser traçados de acordo com as particularidades de cada país.
As mudanças climáticas continuam a ser vistas como o principal desafio do mundo, afirmando-se a necessidade de mobilizar recursos para apoiar transferência de tecnologia para países em desenvolvimento.
Tal como pretendido pelo Brasil, o documento hoje apresentado reconhece que a erradicação da pobreza como requisito essencial no desenvolvimento sustentável, sendo o maior desafio do planeta.
Mais lidas