pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

António Costa: Portugal já é dos países que mais investe em defesa, em percentagem do PIB

O primeiro-ministro diz que a proposta de Orçamento do Estado já prevê um aumento da despesa com a Defesa, em linha com os compromissos assumidos internacionalmente. Costa respondia a uma pergunta do Chega, que lembrou o aumento do investimento nesta área recomendado por Marcelo.

Parlamento, AR, debate, Antonio Costa, primeiro ministro, Fernando Medina, ministro das Finanças
Parlamento, AR, debate, Antonio Costa, primeiro ministro, Fernando Medina, ministro das Finanças Tiago Petinga / Lusa
28 de Abril de 2022 às 16:47

Com exceção da Grécia, França e países de leste, Portugal é dos pais que está a investir mais em Defesa em percentagem do PIB, afirmou esta quinta-feira o primeiro-ministro e declarações aos deputados. O país, insistiu, está mesmo "acima de Itália, Alemanha, República Checa, Eslovénia, Bélgica e Espanha", enumerou. 

O primeiro-ministro, que participa hoje no arranque do debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2022, respondia ao Chega, que reclamava mais investimento para a Defesa e lembrava as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, que também veio recentemente sugerir o mesmo. 

António Costa sustenta que a proposta de OE compra já um aumento do investimento em Defesa. "Em 2018, assumimos o compromisso junto da NATO da evolução da desp em % do PIB em defesa nacional atingir os 1,69% em 2024", sendo que "neste momento estamos em 155%". O compromisso entretanto assumido é o de chegar a 2024 destinando uma percentagem  de 1,89% do PIB para a Defesa, contando com recursos europeus. 

"Esse é um percurso que vamos prosseguir e este ano também aumenta o investimento em Defesa", garantiu.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio