Bruxelas avalia apagão ibérico no final de agosto
A Comissão Europeia espera ter os relatórios sobre o incidente de abril no final de julho para avaliação nas semanas seguintes, avança a imprensa espanhola.

A Comissão Europeia vai analisar, no final de agosto, os relatórios nacionais sobre o apagão que afetou cerca de 60 milhões de pessoas em Espanha, Portugal e França no dia 28 de abril deste ano. Segundo fontes comunitárias, citadas pelo jornal espanhol El Economistas, a primeira reunião do chamado Grupo Europeu de Coordenação da Eletricidade realizou-se a 22 de maio para ouvir as primeiras explicações de Portugal Espanha sobre o corte de energia do final de abril. Antes disso, tinham sido realizadas reuniões bilaterais para acompanhar o assunto com cada um dos países.
O Grupo de Coordenação da Eletricidade da Comissão Europeia espera receber o relatório obrigatório das três partes afetadas pelo apagão até ao final de julho. Os três governos devem apresentar pormenores da análise que estão a preparar em colaboração com os operadores de rede.
Posteriormente, a Comissão tenciona realizar uma primeira reunião em julho, na qual serão tornados públicos os pormenores da investigação levada a cabo pelos governos espanhol e português.
De acordo com o mesmo jornal, estes relatórios serão posteriormente enviados a todos os países da UE para que as causas e consequências do apagão possam ser analisadas em pormenor.
No final de agosto, o Grupo de Coordenação da Eletricidade voltará a reunir-se depois de decorrido um período de tempo razoável para análise, a fim de realizar a chamada avaliação ex-post.
Mais lidas