pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Estado gere mais de 40 milhões de metros quadrados

A APDC está a apresentar o estudo onde propõe medidas para o Estado poupar 11 mil milhões de euros. Uma delas é a gestão integrada do património público.

23 de Novembro de 2011 às 14:34

Esta é uma das seis medidas que estão a ser apresentadas. José Carlos Gonçalves, da Logica, admitiu mesmo que mil milhões de euros até por pecar por escasso.

O Estado, concretizou, gere mais de 40 milhões de metros quadrados e hoje a dificuldade de vender imóveis é conhecida. Por isso, o tema é gerir em melhores condições, para que haja um incremento de receitas, por um lado, com a alienação e arrendamento, mas também uma diminuição da despesa, ao optimizar custos de manutenção e ocupação e com melhorias na eficiência energética.

Entre edifícios próprios e de terceiros, o Estado gere 15.506 edifícios, com uma área total edificada de 40,546 milhões de metros quadrados. A renda média paga a terceiros é de 9,48 euros por metro quadrado.

Assim propõem-se uma solução de gestão integrada do património com potenciais benefícios: 2% de potencial de alienação adicional do valor patrimonial em 2012, 4% em 2013 e 3% em 2014. O potencial de arrendamento a terceiros de 1% da área total edifificada em cada ano no triénio 2012-2014.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio