Economia Governo tem 100 milhões para apoiar PME que queiram expandir ou que vão ser herdadas

Governo tem 100 milhões para apoiar PME que queiram expandir ou que vão ser herdadas

Este apoio surge em reconhecimento do peso das novas gerações no tecido empresarial português e da necessidade de apoiar o crescimento.
Governo tem 100 milhões para apoiar PME que queiram expandir ou que vão ser herdadas
Bloomberg
Ana Batalha Oliveira 19 de setembro de 2019 às 14:08

O Governo tem uma nova linha de crédito para apoiar as pequenas e médias empresas. São 100 milhões de euros, destinados a processos de sucessão ou ganhos de escala.

Os objetivos para a nova linha de crédito são assegurar "a transição da propriedade para as gerações seguintes e aumentar a sua escala através de reforço de capitais, ou de processos de fusão ou aquisição". Desta forma, espera-se "favorecer o posicionamento competitivo no mercado global destas empresas", lê-se no comunicado enviado às redações pelo ministério da Economia.

Em paralelo, o Governo terá outra iniciativa, a de garantir um fundo de co-investimento, com operadores de mercado e investidores privados, em instrumentos de capital e quase-capital que permitam a prossecução dos objetivos declarados.

"As novas gerações têm um peso muito relevante no tecido empresarial português, e apenas com processos de sucessão eficazes e estratégicos, será possível desenvolver e fazer crescer negócio no futuro", explica o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

A medida surge de trabalho conjunto do Governo em parceria com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e um conjunto de associações empresariais, designadamente a AEF – Associação de Empresas Familiares, e é operacionalizada, do lado da Administração Pública, pela SPGM- Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI