Portugal recebe 6,1 mil milhões do FMI de "imediato" (act)
FMI aprovou esta noite o empréstimo de 26 mil milhões de euros a Portugal. 6,1 mil milhões ficam disponíveis de "imediato".
A Comissão Executiva do Fundo Monetário Internacional aprovou hoje o empréstimo de 26 mil milhões de euros a Portugal, sendo que parte do dinheiro vai ser disponibilizado “de imediato” ao país.
De acordo com o comunicado da entidade sedeada em Washington, este ano Portugal vai receber 12,6 mil milhões de euros, pelo que além dos 6,1 mil milhões de euros, mais 6,5 mil milhões de euros serão disponibilizados até ao final do ano.
O FMI adianta que além do empréstimo de 12,6 mil milhões de euros que vai efectuar a Portugal, o país receberá em 2011 mais 25,2 mil milhões de euros por parte da União Europeia.
O empréstimo total de 78 mil milhões de euros “está desenhado para permitir a Portugal ficar fora dos mercados de financiamento, enquanto demonstra a implementação das medidas necessárias para colocar a economia de novo no trilho”, refere o FMI.
John Lipsky, que substitui Strauss-Kahn à frente do FMI, refere no mesmo comunicado que “as autoridades portugueses avançaram com um programa económico que é equilibrado e tem como ponto central a criação de emprego e o crescimento” económico.
Mais lidas