pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Saiba quem são os 33 secretários de Estado

Presidente da República divulgou a lista completa dos secretários de Estado que tomarão posse esta terça-feira. Saiba quem são os responsáveis.

27 de Junho de 2011 às 20:00

Ministério das Finanças

Luís Filipe Morais Sarmento é o novo secretário de Estado do Orçamento. Foi director-geral do Orçamento do Banco de Portugal.

Maria Luís Albuquerque é a nova secretária de Estado do Tesouro e das Finanças. A responsável era do quadro do IGCP e concorreu pelo PSD por Setúbal.

Hélder Rosalino é o novo secretário de Estado da Administração Pública. Foi director do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos do Banco de Portugal.

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Luís Brites Pereira é o novo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Foi assessor Económico no Ministério de Economia e da Inovação, do Governo de Barroso.

José Cesário será o novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Foi secretário de Estado da Administração Local no Governo liderado por Santana Lopes, e Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no Executivo liderado por Durão Barroso.

Vânia Silva Dias é a nova subsecretária de Estado Adjunta do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. É jurista, adjunta do vereador na Câmara Municipal do Porto e concorreu às legislativas em quinto lugar pela lista do Porto.

Ministério da Defesa Nacional

Paulo Braga Lino vai ocupar a secretaria de Estado Adjunto e da Defesa Nacional. Era director do Departamento Administrativo e Financeiro da Metro Porto.

Ministério da Justiça

Fernando Santo é o novo secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça. O responsável foi bastonário da Ordem dos Engenheiros.

Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território

Daniel Campelo é o novo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural. Ex-presidente da Câmara de Ponte de Lima. Campelo ficou conhecido quando em 2000 viabilizou dois orçamentos do Estado propostos pelo governo socialista, que na altura tinha ficado a apenas um deputado da maioria absoluta.

Pedro Afonso de Paulo é o secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território. Vice-presidente da distrital do PSD, foi adjunto de Isaltino de Morais no Ministério do Ambiente, entre 2002 e 2004. Formado em Gestão, exercia actualmente o cargo de director executivo da SAPEC Ambiente (liderada por Eduardo Catroga), e estava ligado a projectos na área dos resíduos e das energias renováveis.

Manuel Pinto de Abreu será o secretário de Estado do Mar. Foi responsável pelo projecto de alargamento da plataforma Continental, entregue nas Nações Unidas em 2009.

Diogo Santiago Albuquerque é o secretário de Estado da Agricultura. Estava na Comissão Europeia, onde trabalhou na reforma da PAC.

Ministério dos Assuntos Parlamentares

Paulo Simões Júlio é o novo secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa. O responsável era, até hoje, presidente da Câmara Municipal de Penela, com os pelouros da Educação, Empreendedorismo e Inovação, Turismo, Cultura e Património, Recursos Humanos e Finanças, Urbanismo e Planeamento.

Alexandre Miguel Mestre vai ocupar a pasta da secretaria de Estado do Desporto e Juventude. Foi secretário de Estado-Adjunto do Desporto nos Governos liderados por Durão Barroso e Santana Lopes.

Feliciano Barreiras Duarte será o secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares. Deputado e chefe de gabinete de Passos Coelho no PSD, o responsável foi secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto no Governo de Durão Barroso.

Ministério da Economia

Pedro Miguel Silva Martins é o novo secretário de Estado do Emprego. Especialista na área do trabalho e economia da educação, licenciado e doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Actualmente dá aulas Faculdade de Queen Mary, da Universidade de Londres.

Carlos Nuno Oliveira vai ficar com a secretaria de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. Em 2008, Carlos Oliveira saltou para as primeiras páginas dos jornais. O jovem empreendedor tinha acabado de vender a sua empresa - a Mobicomp - à Microsoft. Carlos Oliveira tinha criado a Mobicomp aos 22 anos (vendeu-a, tinha chegado há pouco à casa dos 30 anos). O valor nunca foi conhecido, mas é um dos casos apontados de empreendedorismo bem--sucedido. Carlos Oliveira ficou na Microsoft até Dezembro do ano passado, quando dizia que ia fazer um ano sabático, mas continuou ligado ao lançamento de novas empresas. É engenheiro de sistemas de informação e aos 34 anos chega ao Governo.

Sérgio Silva Monteiro é o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Era membro do conselho de administração do Caixa BI, banco de investimento do grupo CGD.

Henrique Gomes é o novo secretário de Estado da Energia. Era director-geral da REN desde Maio de 2010, com os pelouros do investimento, relações laborais e gestão de risco.

Cecília Meireles vai ficar com a secretaria de Estado do Turismo. Jurista, deputada e membro da Comissão Política Nacional do CDS-PP Membro da Comissão Política Distrital do Porto do CDS-PP.

Ministério da Segurança Social

Marco António Costa é o novo secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social. O responsável regressa assim a uma casa que já conhece: o responsável foi secretário de Estado Adjunto do Ministro da Segurança Social da Família e da Criança do XVI Governo Constitucional, liderado por Santana Lopes.

Ministério da Educação

João Casanova de Almeida será o novo secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. Especialista em educação. Foi chefe de gabinete da secretária de Estado da Educação, Mariana Torres Cascais, do anterior governo de coligação PSD/CDS, e é desde Outubro de 2009 chefe de gabinete do grupo parlamentar democrata-cristão. É membro da comissão política nacional do CDS.

Maria Leonor Parreira será a nova secretária de Estado da Ciência. É professora universitária.

João Filipe Rodrigues Queiró é o novo secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. Professor Catedrático no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), membro da Comissão Científica responsável pela publicação das Obras de Pedro Nunes, Presidente da Comissão Científica do Departamento de Matemática da FCTUC e Membro do Board da International Linear Algebra Society.

Isabel Maria Santos é a nova secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário.

Ministério da Saúde

Manuel Teixeira é o secretário de Estado da Saúde. Desempenhava a função de presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Licenciado em Economia pelo ISEG e Mestre em Economia pela Universidade Técnica, Manuel Teixeira foi consultor no Ministério das Finanças e já foi subdirector-geral da Junta do Crédito Público, director-geral da Contabilidade Pública e director-geral do Orçamento. Foi ainda presidente do conselho de administração do Instituto de Gestão Financeira da Saúde e secretário de Estado do Orçamento de Bagão Félix. Actualmente presidia ao conselho de administração da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Fernando Leal da Costa vai ocupar a secretaria de Estado Adjunto do Ministro da Saúde. É médico e chefe do serviço de Hematologia do IPO de Lisboa. Foi subdirector-geral da Saúde entre Setembro de 2001e Junho de 2002 e é membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do Infarmed desde 1996.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio