pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

40% da população europeia vive nas cidades. Em Portugal é quase 44%

Na União Europeia, no ano passado, 40,2% da população vivia nas cidades, valor que contrasta com os 27,8% que vivia nas zonas rurais. No caso de Portugal, e de acordo com os dados do Eurostat, 43,6% da população habita em cidades e 26,1% em áreas rurais.

Reformados pensionsitas
Reformados pensionsitas
05 de Outubro de 2015 às 12:15

Todos os anos, na primeira segunda-feira do mês de Outubro é celebrado o Dia Mundial do Habitat por todo o mundo. Foi implementado pelas Nações Unidas (ONU), em 1986, com o objectivo de reflectir o "estado das nossas cidades e vilas e devido ao direito básico de todos terem um alojamento adequado", de acordo com a página da ONU. "Tem também a intenção de recordar ao mundo que todos temos o poder e a responsabilidade de formar o futuro das nossas cidades e vilas".

Por esta ocasião, o Eurostat, o gabinete europeu de estatísticas, decidiu revelar um conjunto de dados. Entre os dados divulgados está que por cada 100 pessoas que viviam na União Europeia (UE) em 2014, "40 habitavam em áreas densamente povoadas (ou cidades), 28 em áreas pouco populosas (ou rurais) e 32 em áreas intermédias (vilas ou nos subúrbios)".

Em termos percentuais, os dados compilados pelo gabinete de estatística europeu, mostram que 40,2% dos habitantes da UE viviam em cidades, 32% em zonas intermédias e 27,8% em áreas rurais.

Quando olhamos para os dados relativos a Portugal é possível perceber que 43,6% da população vive em áreas densamente povoadas, 30,3% em zonas consideradas intermédias e 26,1% em áreas pouco populosas.

Reino Unido "campeão" da população urbana

Entre os estados-membros da UE, o Reino Unido destaca-se por ser o país com a população urbana mais elevada: 58,6% dos britânicos vive em zonas densamente populosas. E 28% dos britânicos vive em vilas ou nos subúrbios e apenas 13,4% vive em zonas rurais. O Chipre surge em segundo lugar entre os estados-membros com uma percentagem mais elevada de população a viver em zonas urbanas: 54,7% da população. As vilas ou subúrbios cipriotas acolhem 19,3% da população e 26% vive em zonas rurais.

Na Europa, mas fora da União Europeia, os dados do Eurostat mostram que 66,8% da população da Islândia vive em cidades, 18,2% em zonas consideradas como intermédias e 15,1% em áreas rurais.

No caso da Suíça, quase metade da população - 49,6% - vive em áreas consideradas intermédias, ou seja vilas ou subúrbios. Nas cidades suíças habitam 26,9% e nas zonas rurais 23,5%.

Já no caso da Noruega, a maioria da população vive em zonas rurais: 42%. 25,7% dos noruegueses habita em zonas densamente populosas e 32,3% em áreas intermédias.

Finlandeses são os mais satisfeitos com as condições nas cidades

Foi estabelecida, numa escala de 0 a 10, o grau de satisfação dos residentes da União Europeia - com 16 anos ou mais - e que vivem em cidades. O objectivo era perceber a satisfação em relação aos espaços verde e recreativos. E os dados do Eurostat mostram que os países nórdicos são os que se mostram mais satisfeitos.

A Finlândia lidera, obtendo uma classificação de 8,5 pontos. A Noruega surge em segundo, com o grau de satisfação a situar-se nos 8,3 pontos logo à frente da Suécia, que regista 8,2.

Portugal tem um grau de satisfação de 6 pontos, ficando um pouco abaixo da média europeia que é de 6,9 pontos. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio