Creche gratuita no privado para crianças sem vaga nas IPSS só em janeiro de 2023
Governo anunciou na semana passada o alargamento da comparticipação do Estado às creches privadas. Contudo, medida só vigora a partir do próximo ano. Se pais quiserem creche a partir de setembro terão de suportar os custos dos primeiros quatro meses.
As crianças sem vagas nas creches do setor social, IPSS, só vão poder usufruir da comparticipação do Estado nas instituição privadas em janeiro de 2023, avança esta sexta-feira o jornal Público. Isto significa que os pais das crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021 que não tiverem vaga no setor social e solidiário terão de pagar os primeiros quatro meses do ano letivo. Depois disso, terão que comprovar que a criança não teve vaga no setor social, antevê Susana Batista, presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (Acpeep) - com quem o governo está a negociar o acordo da medida. "É uma situação ingrata para as famílias que normalmente procuram soluções logo a partir de setembro, mas não havia tempo para implementar o alargamento, é preciso pensar como é que este se vai operacionalizar", explicou a responsável ao jornal.
Isto significa que os pais das crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021 que não tiverem vaga no setor social e solidiário terão de pagar os primeiros quatro meses do ano letivo. Depois disso, terão que comprovar que a criança não teve vaga no setor social, antevê Susana Batista, presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (Acpeep) - com quem o governo está a negociar o acordo da medida.
"É uma situação ingrata para as famílias que normalmente procuram soluções logo a partir de setembro, mas não havia tempo para implementar o alargamento, é preciso pensar como é que este se vai operacionalizar", explicou a responsável ao jornal.
O alargamento de gratuitidade das creches públicas às privadas foi anunciado formalmente na semana passada pelo primeiro-ministro. A medida que prevê as creches gratuitas, em vigor a partir de 1 de setembro, será implementada de forma faseada, aplicando-se no primeiro ano apenas às crianças nascidas desde 1 de setembro de 2021. A gratuitidade para todas as crianças só está prevista para 2024, tal como adiantou António Costa.
Mais lidas