pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Ministério Público investiga suspeitas de corrupção no ISEL

O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) está a ser investigado pelo Ministério Público por suspeitas de corrupção. A notícia é do jornal i, que adianta já terem sido constituídos dois arguidos.  

Procuradoria Geral da República PGR
Procuradoria Geral da República PGR Correio da Manhã
Negócios 13 de Janeiro de 2017 às 11:27

Uma denúncia feita em Novembro de 2014 levou o Ministério Público a abrir uma investigação às contas do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e à constituição, até agora, de dois arguidos. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo i foi oficialmente confirmada pela Procuradoria-Geral da República.

A denúncia versa sobre contratos de despesas efectuadas entre 2010 e 2014, um período em que a escola superior era dirigida por José Carlos Quadrado, actualmente vice-presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Os documentos entregues às autoridades indicam que durante esses anos o ISEL fez vários contratos por ajuste directo a empresas alegadamente ligadas a familiares do seu ex-presidente. Haverá também deslocações ao estrangeiro que não foram devidamente documentadas e outras ainda que não foram autorizadas pela instituição superior, relata o i.

José Carlos Quadrado, contactado pelo jornal, garante não ter conhecimento da investigação do Ministério Público e assegura que não adjudicou contratos a entidades em relação às quais houvesse um impedimento legal. Argumenta também que as contas foram sempre auditadas pela BDO, que nunca terá encontrado qualquer irregularidade.

O mandato do ex-presidente já tinha sido passado a pente fino por um inquérito interno ordenado por Elmano Margato, actual presidente do Instituto Politécnico de Lisboa e anterior presidente do ISEL, mas o processo acabou arquivado por não se ter verificado "a prática de infracções disciplinares" nem "o incumprimento de normas legais", descreve o jornal. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio