Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IEFP pede licenciatura a formadores de cabeleireiros, costureiros ou cozinheiros

IEFP lançou 394 vagas para admitir formadores, mas o concurso exige que tenham uma licenciatura. Isto poderá deixar muitos candidatos de fora, avança o Público.

Correio da Manhã
Negócios jng@negocios.pt 06 de Janeiro de 2021 às 08:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) abriu 394 vagas para admitir alguns dos formadores excluídos do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários da Administração Pública. No entanto, o concurso obriga a que os candidatos tenham licenciatura, o que poderá deixar muitos formadores de fora, nomeadamente os que dão cursos de estética, cabeleireiro, cozinheiro ou costureiro e que não têm esse nível.

O alerta é da Associação Portuguesa de Formadores (APF) e é noticiado esta quarta-feira, 6 de janeiro, pelo Público. "Há vagas para as quais os formadores não podem concorrer porque não têm licenciatura que nunca foi um requisito para dar formação e não deveria ser um requisito do concurso", afirma Gabriela Serrão, presidente interina da associação, ao jornal, exigindo a anulação desta exigência nos procedimentos concursais que estão a decorrer. 

As 394 vagas colocadas a concurso a 21 de dezembro dividem-se pelas áreas de formação base (222) e de formação tecnológica (172). É na componente tecnológica – que inclui formação na área de cuidados de beleza, floricultura, reparação de veículos, metalurgia, costura ou cozinha – que se coloca o principal problema identificado por esta entidade. 

Tal como o Negócios noticia hoje, a Associação Portuguesa de Formadores, que representa os formadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), enviou uma carta à ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, na qual pede a efetiva integração no quadro de todos os formadores precários que viram o seu vínculo reconhecido como ilegal.
Ver comentários
Saber mais IEFP trabalho formação profissional
Outras Notícias