Em colapso ou ascensão? Veja como foram classificadas 120 profissões

Vendedores de "call centers" e empregados de mesa e bar estão entre as profissões consideradas em “sério” risco de extinção pelos autores de um estudo hoje divulgado. Analistas ou programadores, especialistas em engenharia, finanças e contabilidade estão, pelo contrário, nas ocupações em “expansão”. Saiba como foram classificadas 120 profissões.
1/2
Foto: Getty Images Foto: Marko Djurica /Reuters
Catarina Almeida Pereira e Rui Santos - infografia 04 de Abril de 2025 às 07:45
PUB

A análise parte dos Quadros de Pessoal, uma extensa base de dados administrativa que retrata 3,2 milhões de postos de trabalho (em 2021), essencialmente no setor privado, em Portugal.

PUB

Depois, os autores do estudo "Automação e inteligência artificial no mercado de trabalho português", publicado esta sexta-feira, classificaram 120 profissões em função do grau de exposição à disrupção tecnológica: efeitos transformadores (que resultam da exposição a instrumentos de inteligência artificial) e efeitos destrutivos (que resultam da exposição à automação que substitui trabalho humano). Em quatro categorias:

  1. "Profissões em ascensão": Alto potencial transformador e baixo risco de destruição pela automação (mais promissoras)
  2. "Terreno das máquinas": Alto potencial transformador e elevado risco de automação (numa encruzilhada)
  3. "Terreno dos humanos": Baixa exposição tanto transformativa como destrutiva (menos expostas)
  4. "Profissões em colapso": Potencial transformador mínimo e elevada exposição destrutiva (risco de extinção)

O estudo completo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que além de ter a lista também descreve a metodologia e os critérios utilizados, pode ser consultado aqui.

PUB

Lista

PUB
Pub
Pub
Pub