Taxa de desemprego desce para 6% em junho. População empregada em máximos de 27 anos
Com a população empregada a continuar a aumentar, a taxa de desemprego voltou a cair em junho relativamente ao mês anterior, alcançando os 6% – o valor mais baixo desde 2022. O valor representa uma diminuição de 0,1 pontos percentuais face a maio e de 0,3 pontos percentuais face ao mesmo período do ano passado, segundo revelam as estimativas provisórias do Instituto Nacional de Estatística (INE), reveladas esta quarta-feira.
Segundo as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego, em junho, a população empregada atingiu o valor mais elevado desde fevereiro de 1998, com mais de 5,22 milhões de trabalhadores. Já a população ativa ultrapassou as 5,56 milhões de pessoas – um aumento de 2,9 mil pessoas face a maio de 2025.
PUB
Por sua vez, a população desempregada continua em queda: no mês passado cifrava-se em 335,5 mil pessoas, menos 5,3 mil do que em maio. No entanto, a população inativa acabou por aumentar em junho, alcançando cerca de 2,47 milhões de pessoas.
A taxa de subutilização do trabalho caiu, assim, para os 10,2%, menos 0,2 pontos percentuais do que em maio e 0,7 pontos percentuais do que no período homólogo.
O INE reviu ainda em baixa os dados relativos ao desemprego de maio, com a taxa de desemprego a passar de 6,3% para 6,1%.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda