Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego desce em Novembro pelo nono mês consecutivo (act)

Taxa de desemprego em Portugal recuou para 15,5% em Novembro, no nono mês consecutivo de queda. Está agora no nível mais baixo desde Maio de 2012, depois de ter recuado 2,1 pontos percentuais desde Fevereiro.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 08 de Janeiro de 2014 às 10:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 47
  • ...

A taxa de desemprego em Portugal recuou de 15,6% em Outubro para 15,5% em Novembro, uma queda de uma décima que representa a nona descida mensal consecutiva, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat.

 

Face a Novembro de 2012, mês em que a taxa de desemprego se situou nos 17%, a queda é de 1,5 pontos percentuais. A taxa de Novembro do ano passado é a mais reduzida desde Maio de 2012, mês em que a taxa de desemprego se situou nos 15,4%.

 

Os dados revelados esta manhã confirma assim a tendência de queda do desemprego em Portugal. Desde o máximo histórico de 17,6% fixado em Janeiro e Fevereiro do ano passado que a taxa tem vindo sempre a recuar, com a queda acumulada em nove meses a superar já os dois pontos percentuais. O eurostat reviu as taxa de Outubro em uma décima, pois antes tinha reportado um valor de 15,8%.

 

Na Zona Euro a taxa de desemprego permaneceu nos 12,1%, onde se encontra desde Abril, enquanto na União Europeia (28 países) ficou nos 10,9%. Portugal foi o quarto país da região onde a taxa de desemprego mais recuou em termos homólogos, com a Irlanda, Letónia e Lituânia a apresentarem quedas mais elevadas. Em sentido contrário, Grécia, Chipre e Itália foram os países onde a taxa de desemprego mais aumentou. Portugal continua a ser o quarto país do euro com a taxa de desemprego mais elevada, com a Grécia, Espanha e Chipre a apresentarem taxas mais elevadas.

 

De acordo com o Eurostat, Portugal tinha em Novembro 824 mil pessoas desempregadas. Trata-se de uma queda de 6 mil desempregados face a Outubro e de 91 mil contra Novembro de 2012.

 

No que diz respeito à taxa de desemprego jovem, aumentou de 36,5% em Outubro para 36,8% em Novembro, uma subida de 3 décimas que traduz mais mil jovens desempregados. São agora 150 mil os portugueses com menos de 25 anos que se encontram desempregados. Contra Novembro de 2012 o desemprego jovem baixou 1,9 pontos percentuais.        

  

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que dizem respeito ao terceiro trimestre de 2013, apontam para uma taxa de desemprego de 15,5% em Portugal. O INE, a partir deste ano, pretende começar a divulgar a taxa de desemprego em termos mensais, tal como faz actualmente o Eurostat, gabinete de estatística da Comissão Europeia.

 

(notícia actualizada às 10h25 com mais informação)   

 

Ver comentários
Saber mais Portugal trabalho desemprego Eurostat
Outras Notícias