"Eufóricos". Confiança de empresários alemães em recorde

Os empresários alemães estão mais confiantes que nunca desde a reunificação do país, de acordo com um inquérito do IFO. Crescimento da maior economia do Euro acelerou no primeiro trimestre.
Reuters
Catarina Almeida Pereira 23 de Maio de 2017 às 10:41

"Eufóricos". É este o estado de espírito dos empresários germânicos, de acordo com o presidente do instituto alemão de estudos económicos IFO, Clemens Fuest, citado pelo Financial Times.

PUB

O índice do importante instituto que mede a confiança dos empresários na maior economia europeia subiu para o nível mais elevado desde o início da série, em 1991.

O indicador aumentou de 112.9 no mês anterior para 114.6, num aumento transversal a todas as subcategorias, incluindo o comércio actual e as expectativas futuras. Ainda de acordo com o Financial Times, o valor ficou acima das expectativas dos economistas, que contavam com uma subida mais modesta.

PUB

O índice do IFO baseia-se em entrevistas a cerca de 7 mil empresários alemães da construção, grossistas e retalhistas. O sentimento de aumento da confiança é confirmado por outros indicadores, em linha com os dados que revelam o crescimento da economia alemã no primeiro trimestre do ano.

Maior economia do Euro crsce 1,7%

PUB

O PIB da maior economia da Zona Euro cresceu 0,6% em cadeia, acelerando uma décima, valor que ficou em linha com as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg, de acordo com os dados publicados a 12 de Maio pelo ministério da economia alemã.

Na comparação homóloga, porém, o crescimento abrandou uma décima para 1,7%, segundo dados do Eurostat ajustados de sazonalidade.

PUB

"Há motivos para acreditar que este ano, no geral, vai ser melhor que o ano passado", disse na altura à Bloomberg, Jennifer McKeown, economista da Capital Economics.

"O crescimento mundial está a melhorar, o que deve impulsionar as exportações líquidas. Estamos finalmente a começar a ver uma subida dos salários e isso deve ajudar os gastos dos consumidores", concluiu.

PUB

Em Portugal, o PIB avançou 2,8% em termos homólogos, a sexta taxa mais alta na Zona Euro.

Saber mais sobre...
Saber mais Zona Euro Alemanha exportações
Pub
Pub
Pub