A estratégia dos principais candidatos às eleições espanholas
A campanha para as quartas eleições gerais em quatro anos implicou uma série de ajustes às estratégias políticas dos principais partidos espanhóis, sobretudo nos seis com implantação nacional. O regresso em força do independentismo catalão foi o principal catalisador de mudanças nas mensagens políticas.
PSOE - Pedro Sánchez

Unidas Podemos - Pablo Iglesias

Vox - Santiago Abascal

PP - Pablo Casado

Cidadãos - Albert Rivera

Más País - Íñigo Errejón

O cansaço dos eleitores espanhóis perante a incapacidade dos principais partidos se entenderem com vista à formação de um governo capaz de devolver estabilidade política a Espanha levou a uma série de mudanças e ajustamentos àquilo que eram as posições dos líderes das forças políticas espanholas, em particular daquelas com implantação nacional e não somente regional.
A esta exaustão juntou-se o reacender do processo soberanista da Catalunha na sequência das pesadas sentenças aplicadas pelo poder judicial de Madrid aos dirigentes políticos catalães envolvidos na realização da consulta popular à independência da comunidade autonómica e na posterior declaração unilateral de independência. O resultado foi o acentuar da cisão entre "espanholistas" e nacionalistas.
Conheça a mensagem e o que pensam sobre a Catalunha os seis principais candidatos às eleições espanholas deste domingo.
Mais lidas