Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Economia britânica com o pior desempenho num ano

O aumento da inflação está a travar os gastos dos consumidores britânicos, o que está a travar o crescimento da economia do Reino Unido.

1. Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido
Reuters
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 28 de Abril de 2017 às 09:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O PIB do Reino Unido cresceu 0,3% no primeiro trimestre deste ano, o que representa o ritmo de crescimento mais lento do último ano, anunciou o instituto de estatística do país.

 

O resultado do primeiro trimestre representa um abrandamento face ao crescimento de 0,7% verificado nos últimos três meses de 2016 e saiu abaixo das estimativas dos economistas, que apontavam para um crescimento de 0,4%.

 

Na comparação homóloga, o PIB do Reino Unido cresceu 2,1% no primeiro trimestre, acima dos 1,9% registados nos últimos três meses de 2016, mas também abaixo dos 2,2% estimados.

 

A travagem da economia britânica ficou a dever-se sobretudo ao desempenho do sector dos serviços, que é responsável por quase 80% da economia e registou um crescimento de apenas 0,3% no primeiro trimestre (o menor aumento desde 2015).

 

Diz a Bloomberg que o abrandamento da economia britânica reflecte a travagem do consumo das famílias, em reposta ao aumento da inflação e do custo de vida. O Brexit provocou uma depreciação da libra, que resultou no aumento dos preços de uma série de produtos.

 

Ver comentários
Saber mais PIB Reino Unido
Mais lidas
Outras Notícias