pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Portugueses entre os mais pessimistas da UE sobre recuperação económica

Portugal é apenas ultrapassado por Espanha, onde são cerca de 55% dos inquiridos a estimarem que a economia só recuperará nesse mesmo período.

pessoas crise recessao economia covid mascaras metro transportes
pessoas crise recessao economia covid mascaras metro transportes Bruno Colaço
23 de Outubro de 2020 às 12:57

Portugal é o segundo país da União Europeia mais pessimista relativamente à recuperação da economia nacional, com 53% dos inquiridos a considerarem que a economia só recuperará em "2023 ou depois", revela o Eurobarómetro hoje publicado pela Comissão Europeia.

Portugal é apenas ultrapassado por Espanha, onde são cerca de 55% dos inquiridos a estimarem que a economia só recuperará nesse mesmo período.

Os portugueses estão também entre os que pior qualificam a atual situação económica nacional, com 87% a caracterizarem-na de "má", um crescimento de 33% relativamente ao Eurobarómetro publicado no outono de 2019, e uma percentagem apenas ultrapassada pela Grécia (91%), Itália (89%) e Espanha (88%).

A tendência é comum ao conjunto dos Estados-membros da UE, onde 35% dos inquiridos consideram que a situação económica é a "questão mais urgente que a UE enfrenta", seguida pelo estado das finanças públicas nacionais (23%) e a imigração (também com 23%).

Desde a primavera de 2014 que a preocupação com a situação económica na UE não atingia valores tão elevados.

Em Portugal, os inquiridos consideram, no entanto, que a saúde é a "maior preocupação a nível nacional" (56%), seguida da situação económica (52%) e do desemprego (40%), em sintonia com o que consideram também ser o "mais importantes para a UE atualmente", com a saúde (45%) a ser seguida pela situação económica (38%) e o estado das finanças públicas nacionais (34%).

Já relativamente à opinião pública da UE, Portugal é o país com a segunda melhor imagem das instituições europeias, depois da Irlanda, com 55% dos inquiridos a referirem que têm uma "imagem positiva da UE" e 80% a afirmarem que se sentem "cidadãos europeus".

58% dos portugueses revelam-se também "satisfeitos" com as medidas adotadas pela UE para combater a pandemia de covid-19 e 61% dizem estar "otimistas" relativamente ao futuro da UE.

O Eurobarómetro hoje publicado foi realizado este verão, entre 09 de julho e 26 de agosto, tendo sido feito, excecionalmente, através de entrevistas online.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio