Juncker nomeia britânico King comissário para a Segurança
O presidente da Comissão Europeia nomeou nesta terça-feira, 2 de Agosto, o britânico Julian King comissário para a Segurança, encarregado da luta contra o terrorismo e o crime organizado, substituindo Jonathan Hill, que se demitiu após o Brexit.
PUB
Jean-Claude Juncker "anunciou a sua intenção de atribuir a pasta da Segurança da União ao Sir Julian King", antigo embaixador britânico em Paris. A nomeação foi enviada para o Parlamento Europeu para aprovação.
Jonathan Hill, apresentou a sua demissão depois do referendo que deu a vitória à saída da União Europeia. Era responsável pelos pelouros da estabilidade financeira, serviços financeiros e do mercado de capitais, que passaram para o comissário Valdis Dombrovskis, que tutela as pastas do Euro e Diálogo Social.
PUB
Hill explicou a sua decisão num depoimento na página da Comissão Europeia. "Como muitas pessoas aqui e no Reino Unido, estou obviamente muito desapontado com o resultado do referendo. Gostava que tivesse tido outro desfecho e esperava que o Reino Unido quisesse ficar para desempenhar um papel na discussão de uma Europa virada para o futuro, competitiva, flexível e de comércio livre. Mas o povo britânico tomou uma decisão diferente e é assim que funciona a democracia", disse o comissário.
Jonathan Hill afirmou que foi para Bruxelas apesar de ser "céptico em relação à Europa", mas que se convenceu que "apesar da frustração, a pertença do Reino Unido era boa para o papel (do Reino Unido) no mundo e boa para a economia (britânica)". "Mas o que está feito está feito e agora temos que avançar para o novo relacionamento com a Europa e trabalhar tão bem quanto possível", acrescentou então.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Brexit comissário Reino Unido Comissão Europeia Julian King Segurança Jonathan HillMais lidas
O Negócios recomenda