Reino Unido abdica da presidência da União em 2017
Com a vitória do Brexit, o Reino Unido tomou já a decisão que era esperada. O país vai abdicar da presidência rotativa da União Europeia que passaria para o reino em 2017.
PUB
A decisão está esta quarta-feira, 20 de Julho, a ser avançada pelos jornais britânicos, citando informações de Downing Street. No dia em que Theresa May vai a Berlim, encontrar-se com Angela Merkel, seguindo quinta-feira para Paris para se encontrar com François Hollande.
"Durante as duas visitas, a primeira-ministra deverá ter conversas com os parceiros líderes, para promover o estabelecimento de relações pessoais que abram caminho a discussões abertas e francas nos próximos meses nas negociações do Reino Unido para sair da União Europeia", segundo um comunicado do gabinete de Theresa May.
PUB
Esta é a primeira visita oficial de Theresa May desde que assumiu o cargo de primeira-ministra. E escolheu Berlim para o fazer. Também foi com Merkel e Hollande que falou ao telefone no dia em que assumiu a liderança do Governo. Antes de seguir para a Alemanha, Theresa May terá também a sua estreia no Parlamento na sessão de perguntas dos deputados.
Theresa May tem dito que accionará o artigo 50.º do Tratado de Lisboa no final do ano, mas já garantiu várias vezes que conduzirá o país para a saída da União Europeia, conforme foi a vontade do povo.
PUB
Para já, Downing Street fez saber que prescindirá da presidência da União Europeia, que deveria ser sua no segundo semestre de 2017, depois de Malta. Estónia seria o país a seguir ao Reino Unido, a assumir a presidência da União em Janeiro de 2018.
A decisão terá já sido comunicada a Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, acrescenta o The Guardian que admite ser uma decisão esperada.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda