O que já se sabe da Comissão Von der Leyen
A nova Comissão Von der Leyen começa a ganhar forma com a maior parte dos países já com comissário fechados. Faltam saber as pastas e se a presidente-eleita consegue ter a paridade que prometeu.
Há várias repetições, mas também muitas caras novas. Para já, a maior parte são homens, mas ainda é possível ter uma Comissão paritária. A nova Comissão Von der Leyen começa a ganhar forma a cerca de dois meses da tomada de posse.
De acordo com o levantamento feito pelo Negócios, com base na imprensa internacional e em declarações dos Governos dos Estados-membros, o novo Executivo da Comissão Europeia já tem 12 mulheres e 13 homens. 16 são caras novas e nove da Comissão Juncker repetem o mandato. No total, serão 26 comissários mais a presidente-eleita.
Para chegar à Comissão que vai tomar posse a 1 de novembro ainda falta a nomeação de Itália e distribuir as pastas pelos comissários. Von der Leyen terá de jogar com vários fatores, seja os geográficos, a nacionalidade, o género ou as famílias políticas europeias.
A composição final do Executivo terá ainda de ultrapassar as audições com os eurodeputados e ser aprovado em conjunto numa votação a 22 de outubro. O mandato é de cinco anos.
Ursula von der Leyen

Sylvie Goulard

Elisa Ferreira

Frans Timmermans

Margrethe Vestager

Josep Borrell

Margaritis Schinas

Valdis Dombrovskis

Mariya Gabriel

Johannes Hahn

Vera Jourová

Phil Hogan

Maroš Šefcovic

Didier Reynders

Dubravka Šuica

Stella Kyriakides

Kadri Simson

Jutta Urpilainen

László Trócsányi

Virginijus Sinkevicius

Helena Dalli

Nicolas Schmit

Janusz Wojciechowski

Janez Lenarcic

Ylva Johansson

Paolo Gentiloni

Rovana Plumb

Não vai ter

Mais lidas