Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

As recomendações da Comissão Europeia a Itália

São cinco as recomendações que a Comissão faz a Itália para os anos de 2019 e 2020. Vão da reversão das mudanças introduzidas no acesso a pensões antecipadas ao combate à evasão fiscal.

Olivier Hoslet
David Santiago dsantiago@negocios.pt 05 de Junho de 2019 às 20:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Mudanças nas pensões

Sugere a redução da despesa primária em 0,1% em 2020, correspondente a uma redução anual do saldo estrutural de 0,6% do PIB, para permitir uma redução mais rápida dos gastos com juros. Alteração dos impostos aplicados aos rendimentos do trabalho, combate à evasão fiscal e reversão das medidas que agilizaram o acesso a reformas antecipadas e que desvirtuaram a reforma ao sistema de pensões levada a cabo em 2011. Bruxelas atribui violação das regras da dívida também à marcha-atrás nas reformas "pró-crescimento" feitas no passado.

 

Mercado de trabalho

Combate ao trabalho não declarado e política ativas direcionadas para criar emprego para os jovens e grupos vulneráveis. Apoiar acesso e permanência das mulheres na vida ativa.

 

Infraestruturas

Investimento em políticas orientadas para a investigação, inovação e para a qualidade das infraestruturas, tendo em conta a importância de reduzir as assimetrias regionais. Melhorar eficiência das administrações públicas.

 

Combate à corrupção

Reforçar o combate à corrupção, desde logo através da reforma à burocracia legal para evitar a excessiva morosidade dos processos judiciais, em concreto dos julgamentos.

 

Reduzir malparado

Além da insistência na necessidade de continuar a reduzir os níveis de crédito malparado da banca, sublinha importância de "fomentar" a reestruturação dos balanços dos bancos, em especial dos de pequena e média dimensão.

Ver comentários
Saber mais UE Comissão Europeia Itália Dívida Pública Corrupção Pensões
Mais lidas
Outras Notícias