Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

As próximas três datas-chave para a Grécia

A Grécia e o Eurogrupo chegaram a um acordo, que dá à Grécia mais quatro meses para cumprir com os empréstimos. Mas até lá há mais três datas relevantes.

A carregar o vídeo ...
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 20 de Fevereiro de 2015 às 21:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

"Nas últimas semanas, tivemos, em conjunto com as instituições, um diálogo intenso e construtivo com as novas autoridades gregas e chegámos a um entendimento hoje." Foi assim que Jereon Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, anunciou o acordo alcançado entre os parceiros europeus e a Grécia.

 

Mas a Grécia terá de cumprir algumas condições. E tem à sua frente três datas decisivas. A primeira é já segunda-feira, 23 de Fevereiro. Esta é a data limite para Atenas apresentar uma lista com medidas de reforma.

 

As instituições, nas quais se incluem o Fundo Monetário Internacional, vão analisar se a lista é suficiente para ser um ponto de partida para se prosseguir com uma avaliação.

 

"As autoridades gregas vão apresentar a primeira lista de medidas de reforma, com base no actual acordo, até ao final de segunda-feira, 23 de Fevereiro", de acordo com a declaração que saiu após a reunião de ministros das Finanças.

 

A terça-feira seguinte será também marcante, já que a partir desse dia os países poderão iniciar os procedimentos nacionais.

 

E até ao final de Abril, a lista final de medidas tem de estar fechada até ao final de Abril.

 

"As instituições vão fazer a primeira análise sobre se esta é suficientemente abrangente para ser [considerada] um ponto de partida válido para uma conclusão da avaliação" do programa grego. "Esta lista será posteriormente especificada e depois alvo de acordo com as instituições até ao final de Abril", acrescenta a mesma fonte.

 

Depois destes passos, os reembolsos que a Grécia ainda tem a receber no âmbito do programa de ajuda externa poderão ser desbloqueados. 

Ver comentários
Saber mais Grécia Atenas Eurogrupo
Mais lidas
Outras Notícias