Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

É oficial: Croácia entra na Zona Euro em 2023

A entrada do país foi aprovada numa reunião do Conselho Europeu esta sexta-feira e a luz verde foi dada depois de terem sido cumpridos todos os critérios necessários.

Bloomberg
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
A Croácia vai ser o 20º membro da Zona Euro e adotar a moeda única a 1 de Janeiro de 2023, seis meses antes de celebrar dez anos como membro da União Europeia. A entrada do país foi aprovada numa reunião do Conselho Europeu esta quinta-feira e a luz verde foi dada depois de terem sido cumpridos todos os critérios necessários.

Entre eles está a compatibilidade da legislação nacional com a garantia de independência do Banco Central Europeu, estabilidade de preços - inflação baixa comparativamente aos restantes países da Zona Euro e estabilidade orçamental -, défice não superior a 3% do PIB e, ainda, estabilidade cambial e convergência duradoura, ou seja, baixas taxas de juro a longo prazo face à Zona Euro.

O Eurogrupo já tinha aprovado uma recomendação de adesão da Croácia à moeda única, que foi agora confirmada em Conselho Europeu. A Croácia deve agora cumprir três atos legais obrigatórios para se juntar finalmente aos 19 países da Zona Euro em 2023.
Ver comentários
Saber mais Croácia Zona Euro União Europeia Conselho Europeu política
Outras Notícias