Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro recua para 1% em julho. Portugal com a taxa mais baixa

Os preços subiram menos do que o esperado em julho, na Zona Euro, dando mais argumentos ao BCE para avançar com estímulos adicionais à economia.

consumo pessoas
Reuters
Rita Faria afaria@negocios.pt 19 de Agosto de 2019 às 11:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

A taxa de inflação na Zona Euro recuou de 1,3%, em junho, para 1% em julho. Este valor representa uma revisão em baixa por parte do Eurostat que, no final do mês passado, apontava para uma inflação anual de 1,1%, na primeira estimativa.

 

Já na União Europeia, a inflação recuou de 1,6% para 1,4%, de acordo com os dados revelados esta segunda-feira, 19 de agosto, pelo Eurostat.

 

Em julho do ano passado, os preços na região da moeda única e na UE cresciam a um ritmo anual bastante superior, de 2,2%.

 

No mês passado, as taxas de inflação mais baixas foram registadas em Portugal (-0,7%) – o único país com uma taxa negativa – Chipre (0,1%) e Itália (0,3%), enquanto as mais elevadas verificaram-se na Roménia (4,1%), Hungria (3,3%), Letónia e Eslováquia (ambos com 3%).

 

Em relação ao mês anterior, a inflação desceu em 15 Estados-membros da União europeia, permaneceu estável em dois e subiu em 11.

 

Os dados do Eurostat mostram que o maior contributo para a subida dos preços na Zona Euro veio dos serviços, seguidos pela alimentação, álcool e tabaco.

 

Juntamente com os dados económicos mais recentes – que mostraram, por exemplo, que o PIB alemão contraiu no segundo trimestre – os números da inflação dão mais força à ideia de que o Banco Central Europeu (BCE) poderá ter de aumentar os estímulos à economia para contrariar a desaceleração.

 

Com a economia a abrandar fortemente e a inflação em baixa, Mario Draghi tem os argumentos do seu lado para acentuar ainda mais a política monetária expansionista. Além do corte de juros dos depósitos, está em cima da mesa um novo programa de compra de ativos.

Ver comentários
Saber mais inflação preços Zona Euro
Mais lidas
Outras Notícias