Só a Letónia melhorou mais o saldo orçamental do que Portugal
De entre os 14 países da Zona Euro para os quais há dados, Portugal fica no pódio dos que melhoraram mais as contas nos primeiros três meses do ano. Entre Janeiro e Março, só a Letónia, que até atingiu um excedente orçamental, teve um desempenho melhor. Já a Áustria igualou a marca portuguesa. Os dados foram publicados esta sexta-feira pelo Eurostat.
PUB
No primeiro trimestre do ano, o défice orçamental português foi de 0,5% do PIB. O número é do organismo de estatísticas europeu e difere do destacado pelo Instituto Nacional de Estatísticas há cerca de um mês (um défice de 0,9%) porque está corrigido dos efeitos de sazonalidade e calendário.
Este tratamento estatístico desaconselha a que seja dado demasiado peso à comparação do número com a meta de défice definida para o conjunto do ano (0,7% do PIB). Mas, em alternativa, permite fazer uma comparação mais válida com os restantes Estados-membros – já que são corrigidas as diferenças de ciclo das economias e também as diferenças de ritmos de recebimentos e pagamentos dos vários países – bem como olhar para a evolução face aos três meses anteriores.
PUB
E o que dizem os números?
Face aos últimos três meses de 2017, verifica-se que o défice orçamental português foi corrigido em 1,6 pontos percentuais do PIB. Só a Letónia conseguiu uma melhoria mais acentuada do saldo, de 2,9 pontos percentuais, tendo atingido um excedente de 1,5% do PIB.
A Áustria igualou a marca portuguesa, com a mesma correcção de 1,6 pontos, e todos os outros 11 Estados-membros para os quais há dados tiveram um desempenho pior. Falta informação para a Irlanda, Grécia, Espanha, Itália e Chipre.
PUB
Os dados permitem ainda perceber que Portugal, apesar de ter uma posição orçamental já próxima do equilíbrio, continua a ser dos países com piores contas, olhando para os Estados-membros da zona euro com dados apurados.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda