pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

"Superministério" vai dar "eficácia" à execução de fundos europeus, diz Pedro Dominguinhos

Presidente da comissão de acompanhamento do PRR considera que a junção do Ministérios da Economia e Coesão vai dar "maior poder de fogo" aos fundos europeus e reforçar músculo dos instrumentos financeiros para empresas.

A carregar o vídeo ...
07 de Junho de 2025 às 21:00

A criação no novo Governo de uma espécie de "superministério", que junta a Economia com a Coesão Territorial, é uma opção bem vista pelo presidente da comissão nacional de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, diz que a junção desses dois ministérios pode dar "eficácia" à execução de fundos europeus, numa altura em que .

"A junção desses dois ministérios, sobre a mesma tutela, parece-nos indiciar a intenção de dar um maior poder de fogo à capacidade de execução dos fundos comunitários", diz Pedro Dominguinhos, sublinhando que "essa tutela única parece beneficiar a eficácia dos mesmos". 

O novo "superministério" será tutelado por Manuel Castro Almeida, que no anterior Governo era ministro Adjunto e da Coesão Territorial. Pedro Dominguinhos recusa comentar eventuais responsabilidades do ministro nos atrasos nos investimentos reportados e diz que o foco deve estar em acelerar a implementação das reformas e investimentos inscritos no PRR, para garantir a absorção dos 22,2 mil milhões de euros do PRR.

No mais recente relatório anual da comissão de acompanhamento do PRR, a . Em causa estão, concretamente, 24 dos 119 investimentos ou medidas inscritos no PRR, com destaque para as áreas da saúde, habitação, apoios às empresas, infraestruturas, hidrogénio, florestas e cultura.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio