Roseta admite que “quem tem dois dedos de testa” não arrenda, põe no alojamento local”
"Ninguém com dois dedos de testa vai pôr uma casa em arrendamento quando a pode pôr numa dessas plataformas que fazem alojamento local sem ter chatices nenhumas e com receita garantida. Isto está totalmente pervertido." As palavras são de Helena Roseta, deputada independente eleita nas listas do PS, que coordena no Parlamento o grupo de trabalho para as questões da habitação. Numa entrevista ao jornal "i", publicada esta sexta-feira, 12 de Maio, roseta passa em revista os principais problemas do mercado do arrendamento e defende é preciso regular , entre outras coisas, os licenciamentos dos alojamentos locais para turistas.
PUB
A deputada defende que "o mercado de habitação está explosivo" e que o país presida de um "enquadramento a nível nacional" e que "o enquadramento fiscal tem de ser visto com mais cuidado". Também as questões do licenciamento devem ser revistas, diferenciando o que é alojamento local e o que se destina a habitação permanente. Essa será, salienta, uma forma de resolver as contendas que têm vindo a ser dirimidas de forma contraditória em diferentes tribunais sobre se o alojamento local é uma actividade económica e assim deve ser tratado nomeadamente ao nível dos condomínios.
PUB
Enquadramento fiscal é, também o que Roseta que defende para os senhorios que tenham em mãos rendas antigas que não possam actualizar livremente – o subsídio que chegou a defender para estes casos acabou por ser bloqueado e não passou no Parlamento.
PUB
Helena Roseta adianta que tem em preparação uma proposta de Lei de Bases para a habitação. E lamenta que não exista um secretário de Estado que tenha apenas esta pasta – o pelouro está no Ministério do Ambiente que, diz, "há muito pouca sensibilidade" para estas matérias, até porque andam "muito assoberbados" com as questões de ambiente.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Helena Roseta PS Ministério do Ambiente habitação arrendamento alojamento localQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda