IRS: Porque é que se recebe agora mais e para o ano tem de se pagar?
A jornalista do Negócios Filomena Lança explica o que está em causa nas deduções do IRS e os seus efeitos neste ano e no próximo para os contribuintes.
- 1
- ...
Um solteiro com rendimento bruto de 3.000 euros vai ver o seu rendimento líquido aumentar qualquer coisa como 610 euros nos meses de agosto e de setembro. A notícia boa é esta, a má é que no próximo ano, quando o Fisco proceder à liquidação do seu IRS, é praticamente certo que vai receber uma fatura com imposto a pagar.
A diferença resulta não de um aumento de impostos, mas do facto de a retenção mensal de IRS ser menor, o que faz com que, todos os meses, as famílias tenham mais dinheiro disponível, mas depois possam ter de entregar ao Estado o que ainda esteja em falta.
As contas podem já ser antecipadas a partir das simulações efetuadas pela PwC para o Negócios, na sequência da publicação, esta terça-feira, das novas tabelas de retenção na fonte de IRS, que espelham a redução intercalar do imposto aprovada recentemente pelo Parlamento com efeitos retroativos a janeiro.
Mais lidas