Armando Vara fica em prisão domiciliária
Armando Vara, detido esta quinta-feira no âmbito da designada "Operação Marquês", foi hoje presente ao juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, tendo sido já anunciadas as medidas de coacção, que prevêem a prisão domiciliária.
PUB
"Após promoção do Ministério Público, o juiz decidiu aplicar ao arguido as medidas de coacção de obrigação de permanência na habitação sujeita a vigilância electrónica e de proibição de contactos, designadamente com os restantes arguidos no processo", refere o comunicado da Procuradoria-Geral da República à comunicação social.
PUB
Recorde-se que o arguido foi indiciado por factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção passiva, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.
PUB
O ex-ministro socialista foi assim detido para interrogatório no âmbito da "Operação Marquês", após buscas ordenadas pelo DCIAP por todo o país, inclusive na residência de Armando Vara e em instalações da Caixa Geral de Depósitos. Uma fonte ligada ao processo confirmou à agência Lusa que as buscas decorreram entre as 11:00 e as 19:00 de quinta-feira, na sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, na residência em Cascais e nos escritórios do ex-governante.
PUB
Em causa estarão alegadas "luvas" de doze milhões de euros que terão sido paga por Hélder Bataglia no caso Vale do Lobo. A investigação acredita que a comissão foi paga por causa de um empréstimo de 194 milhões de euros concedido pela CGD numa altura em que Armado Vara era administrador do banco, refere o CM. O resort foi comprado, em 2006, através de um empréstimo da Caixa, sendo que o banco do Estado acabou por participar também na operação através de uma sociedade constituída para o efeito. O banco público era então presidido por Carlos Santos Ferreira e tinha Vara como administrador.
PUB
O inquérito, que corre termos no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, encontra-se em segredo de justiça.
PUB
(notícia actualizada às 21h32)
Saber mais sobre...
Saber mais juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal Ministério Público tribunal Armando Vara Operação MarquêsA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda