Ministro da Economia da Rússia detido por suspeita de suborno
Alexy Ulyukayev foi detido no âmbito de um inquérito relacionado com corrupção em grande escala, segundo um comunicado do Comité de Investigação da Rússia, o principal órgão de investigação da federação russa e que reporta directamente ao presidente do país, Vladimir Putin.
PUB
O ministro é suspeito de ter recebido dois milhões de dólares (mais de 1,8 milhões de euros) em troca da aprovação da aquisição pela Rosnet de uma participação em outra petrolífera russa, a Bachneft, acrescenta a mesma nota.
PUB
Ulyukayev é o mais alto cargo da Rússia a ser detido desde a tentativa de golpe de Estado de 1991, segundo as agências de notícias internacionais.
A porta-voz do Comité de Investigação da Rússia, Svetlana Petrenko, afirmou que o ministro "foi detido quando aceitava um suborno", na segunda-feira, e é suspeito de "extorsão e ameaça a representantes da Rosneft".
PUB
Alexy Ulyukayev pode ser condenado a uma pena de prisão de entre oito e 15 anos.
PUB
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que "as acusações ao ministro são muito graves e devem ser fundamentadas com provas contundentes".
"De qualquer forma, só um tribunal pode decidir", acrescentou.
PUB
Quando o Governo russo ponderou a venda de 50% da petrolífera Bashneft, Ulyukayev afirmou que, à partida, a compra dessa participação por outra empresa estatal era incoerente, por ambas serem públicas.
PUB
No entanto, em Setembro, disse que a Rosneft estava interessada na operação e que a mesma era legalmente possível.
Em Outubro, a Rosneft acabou por comprar 50% da Bashneft.
PUB
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda