Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Família Espírito Santo investigada por esquema de 10 milhões com seguradoras

O Ministério Público abriu um novo inquérito que envolve as seguradoras Tranquilidade e Europ Assistance e pagamentos nas contas individuais dos cinco membros do Conselho Superior do GES entre 2004 e 2012.

O Tribunal da Concorrência reduziu a multa aplicada a Salgado de 350 mil para 290 mil euros.
Ricardo Salgado e outros quatro representantes de ramos da família terão beneficiado deste esquema. Manuel de Almeida/Lusa
Negócios jng@negocios.pt 15 de Fevereiro de 2021 às 09:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

O Ministério Público está a investigar um esquema financeiro suspeito de duas seguradoras do Grupo Espírito Santo (GES) que terá permitido pagar cerca de 10 milhões de euros aos membros do Conselho Superior do GES, onde estavam representados os cinco ramos da família.

 

Segundo relata o CM esta segunda-feira, 15 de fevereiro, em causa estão suspeitas de fraude fiscal, abuso de confiança, burla qualificada e falsificação e no centro do esquema estão as seguradoras Tranquilidade e Europ Assistance. Entre 2004 e 2012, o dinheiro terá sido depositado nas contas individuais de Ricardo Salgado, António Ricciardi, Manuel Fernando Espírito Santo, Mário Mosqueira do Amaral (já falecido) e José Manuel Espírito Santo.

 

"Em suma, pelo menos desde 2004 e durante cerca de oito anos, Augusto Tomé Pedroso e Pedro Beauvillain de Brito e Cunha, membros do conselho de administração da Tranquilidade, gizaram e puseram em execução o seguinte esquema financeiro: inflacionaram custos de resseguro da Europ Assistance (sua fornecedora e subsidiária), sendo os respetivos montantes canalizados através de um outro ressegurador desta última para pagamento aos membros do Conselho Superior do GES", lê-se no despacho da procuradora Andreia Marques, que já pediu também para aceder a documentos apreendidos na Suíça no caso GES.

Ver comentários
Saber mais Justiça Grupo Espírito Santo seguradoras Tranquilidade Europ Assistance Ricardo Salgado Suíça
Outras Notícias