Angola contrata Mota-Engil para restaurar fortaleza em Luanda por 33,5 milhões de euros
Segundo informação do sumário de um despacho presidencial de 14 de Junho, consultado hoje pela agência Lusa, foi igualmente aprovada a prestação de serviços de análise dos projectos e fiscalização da empreitada a cargo da empresa DAR Angola Consultoria, no valor total de 1,8 milhões de dólares (1,6 milhões de euros).
PUB
Também conhecida como Fortaleza do Penedo, localizada na capital angolana, trata-se de um monumento construído há séculos para reforço da defesa da cidade de São Paulo de Assunção de Loanda, no período colonial português, onde o tráfico de escravos para a América era intenso.
Entre 1933-1974, o forte chegou a ser Casa de Reclusão Militar, passando a ser utilizado após 1961, ano de início da luta armada de libertação de Angola, como prisão militar, função que se manteve um pouco depois da independência do país, a 11 de Novembro de 1975, com a detenção, ali, de vários implicados na tentativa de golpe de Estado de 27 de Maio de 1977.
PUB
O edifício, sob tutela do Ministério da Cultura, foi classificado, em 1992, como património histórico-cultural nacional.
Mais lidas
O Negócios recomenda