pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Angola e Banco Mundial lançam mecanismo para acelerar projetos no Corredor do Lobito

Transporte ferroviário, logística integrada, comércio e modernização de infraestrutura são algumas das áreas que vão ser abordadas pelo novo mecanismo de coordenação.

João Lourenço, Presidente de Angola
João Lourenço, Presidente de Angola Vitor Chi
12:09

O Governo de Angola e o Banco Mundial lançam esta quinta-feira, em Luanda, um novo mecanismo de coordenação regional para acelerar a concretização de projetos estruturantes no Corredor do Lobito.

Segundo uma nota do Ministério do Planeamento angolano, a reunião inaugural de coordenação sobre o Corredor do Lobito é apresentada como um "novo e robusto mecanismo de coordenação regional, concebido para acelerar o desenvolvimento deste corredor estratégico que liga o interior do continente africano aos mercados globais".

O evento congrega altas entidades governamentais de Angola, da República Democrática do Congo (RDCongo) e da Zâmbia, bem como responsáveis de organizações multilaterais e bilaterais, instituições financeiras e parceiros internacionais de desenvolvimento.

O novo mecanismo visa criar uma estrutura de trabalho mais robusta, regular e articulada, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de projetos estruturantes em áreas vitais como transporte ferroviário e logística integrada; facilitação do comércio e modernização de infraestruturas; energia sustentável; desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas e minerais; e promoção do desenvolvimento económico e social ao longo do corredor.

A diretora-geral de operações do Banco Mundial, Anna Bjerde, que estará presente neste encontro de alto nível, reúne-se com o Presidente da República, João Lourenço, para analisar o impacto do Banco Mundial em Angola e prioridades regionais comuns, de acordo com um comunicado da instituição.

Em janeiro de 2026, a carteira do Banco Mundial em Angola ascendia a cerca de 4,9 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros), incluindo 4,78 mil milhões de dólares (quatro mil milhões de euros) distribuídos por 18 projetos nacionais e 150 milhões de dólares (127 milhões de euros) comprometidos com uma operação regional.

As discussões incluem ainda prioridades regionais como a expansão do acesso à energia, no quadro da iniciativa Mission 300, o reforço das cadeias de valor da agricultura e do agronegócio através da AgriConnect e o aumento do acesso e da conectividade digital, segundo a informação divulgada pelo Banco Mundial.

O Corredor do Lobito é uma infraestrutura ferroviária que parte do Porto do Lobito, em Angola, atravessando o país ao longo de 1.300 quilómetros, até à fronteira com a RDCongo, onde se conecta à rede ferroviária as regiões mineiras congolesas, estando prevista a sua expansão até à Zâmbia.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio