Trump diz que economia vai crescer 15% com Warsh na Fed. Seria um máximo da II Guerra Mundial

Em entrevista à Fox Business, o Presidente dos EUA disse acreditar num boom económico depois de o novo líder da Reserva Federal tomar posse, em maio. A última vez que os EUA superaram os 15% de crescimento anual aconteceu durante a II Guerra Mundial.
Donald Trump no Air Force One
Evan Vucci / Associated Press
Pedro Barros Costa 19:12

O Presidente dos EUA está bastante otimista em relação ao desempenho económico norte-americano após Kevin Warsh assumir a liderança da Reserva Federal (Fed), em maio. Caso o responsável concretize os cortes de taxas de juro que Donald Trump espera, a economia poderá crescer 15% ou até mais, afirma. 

“Ele é realmente uma pessoa de elevada qualidade”, disse o Presidente norte-americano em entrevista ao canal Fox Business, no final de segunda-feira. “Se ele fizer o trabalho que é capaz podemos crescer 15%, penso que [até] mais do que isso”.

PUB

O crescimento apontado por Trump seria estratosférico quando comparado com as previsões para este ano e o próximo. O Banco Mundial estima que a economia dos EUA cresça 2,2% este ano, abrandando para 1,9% em 2027.

O Gabinete de Análise Económica dos EUA vai divulgar os dados do crescimento económico do quarto trimestre e do total do ano a 20 de fevereiro. No terceiro trimestre, a economia cresceu 4,4% em termos anualizados.         

A última vez que a economia dos EUA cresceu acima da fasquia apontada por Trump aconteceu durante a II Guerra Mundial. A mobilização da economia de guerra levou a um crescimento de 17,02% em 1943, 18,89% em 1942 e 17,71% em 1941, de acordo com dados do Gabinete de Análise Económica.

PUB

Trump nomeou Kevin Warsh para suceder a Jerome Powell, o atual presidente da Fed, que tem criticado e pressionado por não descer as taxas de juro diretoras ao ritmo e dimensão exigidos pelo Presidente dos EUA, com o objetivo de estimular a economia.

Pub
Pub
Pub