CTT iniciam novo programa de recompra de ações no valor de 30 milhões

Os correios anunciaram que vão recomprar até 5,5 milhões de ações próprias, representativas de 4,1% do capital, num novo programa que tem início esta quarta-feira.
CTT lançam programa de recompra
Duarte Roriz
Pedro Barros Costa 10 de Fevereiro de 2026 às 20:44

Os CTT aprovaram esta terça-feira um novo programa de recompra de ações, que prevê a aquisição de 5,5 milhões de ações próprias, representativas de 4,1% do capital, num montante até 30 milhões de euros. O programa terá início esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, e terminará a 30 de abril de 2027, no máximo, anunciou a empresa num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

“O objetivo único do programa de recompra”, refere o comunicado, “é a redução do capital social dos CTT mediante extinção das ações próprias adquiridas no seu âmbito”, mas que se encontra  condicionada a aprovação prévia por parte da assembleia geral dos CTT".

PUB

Quanto ao preço de compra dos títulos, "deverá conter-se num intervalo de 10% (dez por cento), para menos e para mais, relativamente à cotação das ações da sociedade no mercado regulamentado Euronext Lisbon no fecho da sessão de negociação imediatamente anterior à data de aquisição ou à constituição do direito de aquisição ou atribuição não ser superior ao mais elevado de entre o da última operação". 

A quantia deve "não ser superior ao mais elevado de entre o da última operação independente e o da oferta independente de maior montante ao tempo da aquisição na plataforma de negociação em que se realiza a aquisição". Na sessão desta terça-feira, as ações fecharam a valer 7,28 euros. 

O número de ações a adquirir "será limitado a 25% (vinte e cinco por cento) do volume diário médio de ações dos CTT negociado na plataforma de negociação em que decorre a aquisição nos 20 dias anteriores", acrescenta a empresa.

PUB

As aquisições de ações serão efetuadas "em sessões do mercado regulamentado Euronext Lisbon e/ou nas plataformas de negociação CBOE Europe - DXE Lit Order Book (NL), Aquis Exchange Europe SAS e/ou Turquoise Europe (assumindo que as ações CTT sejam aí negociadas)", diz o comunicado. 

Caberá à JB Capital Markets o mandato para a execução do programa, "o qual irá proceder de modo independente às aquisições de ações dos CTT no âmbito do programa de recompra na(s) plataforma(s) de negociação acima referida(s)."

A empresa compromete-se a comunicar à(s) autoridade(s) competente(s) das plataformas de negociação "as operações relacionadas com o Programa de Recompra, e será ainda dado cumprimento aos demais deveres de informação e divulgação, em todos os casos de acordo com a legislação aplicável, designadamente com a legislação e regulamentaçã europeias e o Regulamento da CMVM n.º 1/2023".

PUB

O programa terminará no final de abril de 2027, "sem prejuízo, designadamente da possibilidade de cessação antecipada (...) por decisão dos CTT ou (ii) da possibilidade de poder terminar em data anterior caso o número máximo de ações a adquirir ou o montante pecuniário máximo".

Em abril de 2025, os CTT concluíram um programa de recompra de ações de 25 milhões de euros. O programa arrancou em julho de 2024 e previa a compra de até 6,14% do capital social por um montante máximo de 25 milhões de euros.

No total, foram adquiridas 4,62 milhões de ações, correspondentes a 3,34% do capital, por um preço médio unitário de 5,41 euros.

PUB

Desde 2022, os três programas de recompra de ações próprias já concluídos ascenderam a um montante de 66,5 milhões de euros e foram adquiridos 16,18 milhões de títulos, o que equivale a 10,79% do capital social anterior aos programas.

Saber mais sobre...
Saber mais Milhões CTT Correios de Portugal
Pub
Pub
Pub