pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

"Corrida" aos carros em março leva a maior subida nas vendas a retalho dos EUA em dois anos

As vendas a retalhos na maior economia mundial cresceram 1,4% face a fevereiro e 4,6% em relação a março de 2024.

Allison Dinner / Lusa-EPA
16 de Abril de 2025 às 14:02

As tarifas impostas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, à importação de automóveis levou a uma corrida dos norte-americanos aos "stands" em março, impulsionando o aumento das vendas a retalho no mês passado, revelam os dados divulgados esta quarta-feira.

As vendas a retalho na maior economia mundial ascenderam a 734,9 mil milhões de dólares em março, uma subida de 1,4% face a fevereiro e de 4,6% em termos homólogos. A subida em cadeia é a mais elevada em dois anos. Os economistas apontavam para um crescimento em cadeia de 1,3%.

No primeiro trimestre deste ano o crescimento das vendas a retalho face aos primeiros três meses de 2024 atingiu os 4,1%.

A impulsionar esta aceleração estiveram principalmente as compras de automóveis, que cresceram 10,4% em março face a igual mês de 2024. No trimestre, as vendas de veículos automóveis ascenderam a 403,7 milhões de dólares, mais 4,9% do que um ano antes.

Mas a aceleração nas vendas a retalho foi transversal à maioria das classes de produtos - 11 em 13 -, destacando-se os crescimentos também em materiais de construção, produtos desportivos e aparelhos eletrónicos, o que pode indiciar que a tentativa de "fintar" as tarifas não se limitou aos automóveis.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio