Trump chama Powell à Casa Branca para dizer que está a cometer um erro ao não baixar taxas
O presidente da Fed admitiu esta quinta-feira que se encontrou com Donald Trump, a pedido deste último, e que defendeu as suas decisões como estando isentas de quaisquer considerações políticas.
O Presidente dos EUA chamou o líder da Reserva Federal à Casa Branca para comunicar em pessoa a Jerome Powell que está a cometer um erro ao não baixar as taxas de juro, de acordo com a secretária de Imprensa da Administração Trump.
Já Powell admitiu esta quinta-feira que se encontrou com Donald Trump, a pedido deste último, e que defendeu as suas decisões como estando isentas de quaisquer considerações políticas.
O encontro surgiu num dia em que foi conhecido que o PIB dos Estados Unidos sofreu uma contração de 0,2% no primeiro trimestre deste ano, a primeira descida desde 2022, de acordo com a segunda estimativa divulgada pelo Gabinete de Análise Económica do país.
Durante meses, Trump criticou a Reserva Federal, e, em particular, Jerome Powell, por manter as taxas de juro demasiado elevadas para o seu gosto, por pensar que os cortes de taxas ajudariam a economia norte-americana.
Powell disse num comunicado que tinha sido convidado pelo Presidente para ir hoje à Casa Branca. Referiu que não tinha discutido "as suas expectativas em matéria de política monetária, exceto para sublinhar que a trajetória da política monetária dependeria exclusivamente dos dados económicos que viessem a surgir e das suas implicações" para o futuro.
Por último, Powell disse que "ele e os seus colegas (...) definirão a política monetária, tal como exigido por lei, para alcançar o pleno emprego e a estabilidade dos preços e garantirão que as suas decisões se baseiam exclusivamente numa análise cuidadosa, objetiva e não política".
Mais lidas