Irão lança contra ofensiva. Governo israelita diz que foram ultrapassadas "linhas vermelhas"
Foram disparados mísseis em direção a território israelita, em resposta aos ataques a alvos nucleares iranianos.
- 1
- ...
O Irão iniciou os ataques de retaliação contra Israel, com mísseis a serem disparados contra Tel Aviv e Jerusalém, e a população a refugiar-se enquanto se ouviam os sons das sirenes a alertar para a ofensiva.
Foram lançados centenas de mísseis balísticos contra território israelita, de acordo com a agência noticiosa iraniana IRNA, depois de Israel ter atacado instalações nucleares e eliminado chefias militares do Irão na operação “Rising Lion”, que teve início na madrugada desta sexta-feira.
As Forças de Defesa Israelitas (IDF) confirmaram que foram lançados mísseis do Irão em direção a território israelita e que os sistemas de defesa estão a trabalhar para intercetar os projéteis, tendo instruído a população a refugiar-se até indicação em contrário.
A Guarda Revolucionária iraniana confirmou o ataque com mísseis, que visam "dezenas de objetivos, centros militares e bases aéreas" israelitas em resposta aos bombardeamentos sobre o Irão.
Em comunicado divulgado pela agência Tasnim, as autoridades iranianas afirmam que o ataque foi batizado como "Operação Verdade III", em referência ao outro ataque iraniano contra Israel de abril e outubro do ano passado.
Em Jerusalém e Tel Aviv foram ouvidas várias explosões, sendo visíveis as colunas de fumo que se erguem sobre ambas as cidades na sequência dos ataques.
O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, advertiu o Irão que ultrapassou "linhas vermelhas" ao disparar mísseis contra centros urbanos, prometendo uma resposta ao ataque.
Notícia atualizada às 22:26
*Com agências
Mais lidas