Mundo Trump acusa Rússia e China de estarem no “jogo da desvalorização cambial”

Trump acusa Rússia e China de estarem no “jogo da desvalorização cambial”

No Twitter, o presidente dos EUA escreveu que é "inaceitável" Moscovo e Pequim estarem a desvalorizar as suas moedas enquanto os EUA continuam a subir os juros.
Trump acusa Rússia e China de estarem no “jogo da desvalorização cambial”
reuters
Negócios 16 de abril de 2018 às 15:25

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recorreu mais uma vez à rede social Twitter para criticar a China e a Rússia, acusando os dois países de desvalorizarem artificialmente as suas moedas, como arma na guerra comercial.

 

Numa mensagem curta, o líder da Casa Branca disse que Moscovo e Pequim estão a jogar ao jogo da desvalorização cambial, o que não é aceitável.

 

"A Rússia e a China estão a jogar ao jogo da desvalorização da moeda, enquanto os Estados Unidos continuam a subir os juros. Não é aceitável", escreveu Trump no Twitter.

 

A mensagem de Donald Trump refere-se ao que o presidente considera uma vantagem comercial injusta: se um país desvaloriza artificialmente a sua moeda as suas exportações tornam-se mais competitivas.

 

Já os Estados Unidos, que estão a cumprir o seu plano de subir os juros, tenderão a ver o dólar mais alto, o que torna menos competitivos os produtos que vendem para o estrangeiro.

 

Apesar das acusações, a verdade é que o yuan apreciou mais de 9% contra o dólar desde a tomada de posse de Trump, em Janeiro de 2017, impulsionado pela estabilização do crescimento da China e pela diminuição das saídas de capital e dos receios em torno de uma crise de crédito.

 

No passado dia 27 de Março, o yuan atingiu o valor mais alto desde Agosto de 2015 face ao dólar, e desde então manteve-se estável, apesar das ameaças de uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo. Face ao rublo, o dólar ganhou 4,5% no mesmo período.

 

Face às principais congéneres mundiais, o dólar desceu 11,2% desde que Trump se tornou presidente.

 

Recentemente, face à ameaça de uma guerra comercial com os Estados Unidos, foi noticiado que a China estaria avaliar o potencial impacto de uma desvalorização da sua moeda, como forma de anular as consequências de qualquer disputa que penalizasse as exportações.

 

O país foi o grande alvo das tarifas sobre as importações anunciadas no final de Março pela administração Trump, enquanto a Rússia foi alvo de sanções devido à alegada interferência de Moscovo nas eleições presidenciais de 2016. O país poderá anunciar novas sanções esta segunda-feira, desta feita como resposta ao uso de armas químicas na Síria.

 




A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
mais votado Anónimo Há 5 dias

O que é que esta besta quer agora? Não há jogador a fazer mais jogadas baixas e bluff do que este esterco desequilibrado chamado trampa.

comentários mais recentes
o negocios anda SEMPRE a DORMIR Há 5 dias


NOTICIA ECONLINE - BCP antecipa em seis meses reembolso de dívida subordinada ....... lá vai o MILENIUM BCP ULTRAPASSAR já AMANHÃ os 0.40 ..... ó masinhas mais uma pessima noticia para ti e para a paneleiragem dos teus amigos do shortinho

a nossa bolsa é uma TRAMPA Há 5 dias


os EUA quase que REBENTAM de TANTO SUBIREM e AQUI é SEMPRE A MESMA TRAMPA

massinhas olha a OPA ao BCP Há 5 dias




massinhas não te esqueças que esta semana é MUITO IMPORTANTE pois finalmente PORTUGAL e o MILENIUM BCP vão sair do LIXO e depois e MUITO NATURALMENTE virá a OPA ao BCP a 0.75 por ação LONE STAR , LA BANCA , SANTANDER ou FOSUN

Anónimo Há 5 dias

GOSTEI DAQUELA FRASE DO IDIOTA COMENTADOR (O PENÚLTIMO)
"GRANDE POVO AMERICANO"
QUEREM MAIOR SABUJICE?

ver mais comentários
pub