Mundo Trump e Kim já estão em Singapura para cimeira histórica

Trump e Kim já estão em Singapura para cimeira histórica

Donald Trump já aterrou em Singapura para a cimeira que vai reunir os líderes dos EUA e da Coreia do Norte. Kim Jong-un também já chegou.
Negócios 10 de junho de 2018 às 14:51
EUA e Coreia do Norte preparam-se para fazer história. Inimigos desde a Guerra da Coreia (1950-53), os líderes destes dois países nunca se encontraram. Esta semana esta "ausência" de diálogo directo poderá terminar. 

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, já se encontram em Singapura onde vai decorrer uma cimeira onde os dois deverão reunir-se. A data prevista para este encontro é 12 de Junho, às 9:00, de acordo com a informação anteriormente divulgada pela Casa Branca

Os dois responsáveis já estão em Singapura para encontros que se esperam ter ajudar a pôr fim ao programa nuclera da Coreia do Norte.

Os EUA exigem uma desnuclearização "total, verificável e irreversível" da Coreia do Norte e estão disponíveis para fornecer garantias de "segurança" ao regime de Pyongyang, que sempre considerou o seu arsenal nuclear uma espécie de seguro de vida.

 

Por seu lado, Kim Jong-un disse querer "avançar para uma desnuclearização da península coreana", mas através de um processo "etapa por etapa", tendo publicamente afirmado rejeitar qualquer desarmamento "unilateral".


Questionado pelos jornalistas sobre como se sente em relação à cimeira, Donald Trump respondeu: "muito bem". 

Ainda ontem, depois do fim da reunião do G7 (o grupo das sete maiores economias do mundo), Trump publicou um tweet onde revelou estar a caminho de Singapura, "onde teremos a oportunidade de alcançar um resultado realmente maravilhoso para a Coreia do Norte o Mundo. Vai, com certeza, ser um dia excitante e sei que Kim Jong-un vai trabalhar arduamente para fazer algo que raras vezes foi feito antes..."




pub

Marketing Automation certified by E-GOI