Política Monetária Lagarde defende investimento público no primeiro discurso à frente do BCE

Lagarde defende investimento público no primeiro discurso à frente do BCE

A nova presidente do BCE considera que a Europa deve resolver os problemas de crescimento em casa, acelerando o investimento público para um futuro "mais produtivo, mais digital e mais verde".
Lagarde defende investimento público no primeiro discurso à frente do BCE
Reuters
Negócios com Reuters 22 de novembro de 2019 às 10:11

A Zona Euro tem de criar mais crescimento económico em casa, através de mais investimento público, defendeu Christine Lagarde, no seu primeiro discurso como presidente do Banco Central Europeu.

Sobre política monetária, Lagarde referiu que o Banco Central Europeu vai continuar a suportar a economia, tendo preferido enviar sugestões aos governantes dos países da Zona Euro.

"Os desafios duplos, externos e internos, exigem que consideramos – como europeus – como podemos reagir ao novo contexto", afirmou, citada pela Bloomberg.

"A resposta reside em converter a segunda maior economia do mundo numa economia aberta ao mundo mas confiante nela própria – uma economia que aproveite plenamente o potencial da Europa para gerar taxas mais altas de procura interna e de crescimento de longo prazo", disse, um pouco em linha com o seu antecessor, Mário Draghi.

"O investimento é uma parte importante da resposta aos desafios atuais, porque é ao mesmo tempo a procura de hoje e a oferta de amanhã".

Apesar de as necessidades de investimento poderem variar de país para país, "existe hoje uma questão transversal sobre investimento num futuro comum mais produtivo, mais digital e mais verde."

Refere a Reuters que Lagarde começou o seu discurso em Frankfurt com cumprimentos em alemão e prometeu aperfeiçoar o conhecimento da língua.





pub

Marketing Automation certified by E-GOI