pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

António Costa já pode formar novo Governo

O Governo estima que o processo de formação do novo Executivo fique concluído na semana de 20 de fevereiro, devendo alguns dos deputados socialistas eleitos para a Assembleia da República integrar a nova equipa governativa.

Marcelo, Costa
Marcelo, Costa Mário Cruz/Lusa
02 de Fevereiro de 2022 às 21:54

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já comunicou ao secretário-geral do PS, António Costa, a intenção de o indigitar como primeiro-ministro, na sequência da vitória com maioria absoluta nas eleições legislativas do passado domingo, dia 30 de janeiro. O anúncio da intenção de Marcelo dá, assim, margem ao PS para ir começando a preparar a equipa que vai compor o próximo Governo.

Segundo o comunicado emitido pela Presidência da República, a indigitação será formalizada logo que forem apurados os votos dos consulados (círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa), que irão distribuir, ao todo, quatro lugares no Parlamento. Esse processo deverá ficar concluído nos próximos dias, mas a nomeação e a posse do novo Governo só deverão acontecer depois de a nova Assembleia da República tomar posse.

Enquanto isso, o Governo estima que o processo de formação do novo Executivo fique concluído na semana de 20 de fevereiro, devendo alguns dos deputados socialistas eleitos para a Assembleia da República integrar a nova equipa governativa.

No final das reuniões com o Presidente da República, o PS garantiu que “há uma vontade inequívoca” de contribuir para “uma cultura de diálogo no Parlamento”, apesar de ter maioria absoluta. Já os três maiores partidos (PSD, Chega e IL) pedem um maior escrutínio ao Governo, com o Chega a reclamar para si a liderança da oposição, “enquanto o PSD se reorganiza”. O regresso dos debates quinzenais será um dos temas trazidos a debate pela oposição já no início da nova legislatura. 

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.