Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EUA e Austrália planeiam “aliança”

A Administração Trump defende uma região indo-pacífica “aberta e livre”, com o objetivo de contrariar as ambições expansionistas chinesas, que considera “ilegítimas”.

Reuters
Lusa 28 de Julho de 2020 às 23:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Os Estados Unidos e a Austrália, duas potências do oceano Pacífico cujas relações com Pequim vivem uma crise inédita, defenderam esta terça-feira, em Washington, a criação de uma “aliança indestrutível” para fazer face às ambições expansionistas da China.

A decisão será definida numa reunião de dois dias, iniciada ontem em Washington, entre os secretários norte-americanos de Estado, Mike Pompeo, e da Defesa, Mark Esper, e as ministras australianas homólogas, Marise Payne e Linda Reynolds.

Em comunicado, o Departamento de Estado dos EUA referiu que, no primeiro contacto, Mike Pompeo (na foto) e Marise Payne “evocaram a aliança indestrutível” entre os EUA e a Austrália, sublinhando “a importância para a segurança e prosperidade da região do indo-pacífico e do mundo”.

A Administração Trump defende uma região indo-pacífica “aberta e livre”, com o objetivo de contrariar as ambições expansionistas chinesas, que considera “ilegítimas”. A reunião anual acontece num contexto de tensões extremas entre os EUA e a China, por um lado, e entre Pequim e Camberra, por outro. 

 

[A reunião] não deve ter um [país] terceiro como alvo ou afetar os seus interesses. Wang Wenbin
Porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês

 

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos EUA Pacífico Austrália China Pequim Washington Mike Pompeo Marise Payne política
Mais lidas
Outras Notícias