Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Montenegro considera normal renúncia de Rui Rio ao mandato de deputado

"Creio que ninguém colocará em causa que, esgotado este ciclo da vida política do doutor Rui Rio, ele queira abandonar as funções parlamentares e dedicar-se a outras atividades", disse o líder do PSD.

Luís Montenegro tomou posse como líder do PSD no início de julho. Intenções de voto subiram 3 pontos.
Ricardo Castela/Lusa
Lusa 12 de Setembro de 2022 às 20:48
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O presidente do PSD, Luís Montenegro, considerou hoje normal que o seu antecessor, Rui Rio, tenha pedido a renúncia ao mandato de deputado.

Em declarações aos jornalistas em Mortágua, no distrito de Viseu, Luís Montenegro disse que Rui Rio já lhe tinha comunicado essa decisão aquando a realização das últimas eleições diretas.

"Creio que ninguém colocará em causa que, esgotado este ciclo da vida política do doutor Rui Rio, ele queira abandonar as funções parlamentares e dedicar-se a outras atividades", acrescentou.

Rui Rio, eleito pelo círculo do Porto, será substituído por António Cunha, de Penafiel, 15.º da lista, e que já esteve na Assembleia da República na anterior legislatura.

O ex-líder do PSD entre 2018 e julho de 2022 já tinha anunciado que deixaria o parlamento no início de setembro.

Entretanto, fonte da bancada confirmou hoje à Lusa que Rui Rio já entregou o pedido de renúncia ao mandato de deputado, enquanto o anterior líder parlamentar Paulo Mota Pinto pediu a suspensão por cinco meses.

As notícias das saídas de Rio e Mota Pinto do parlamento, ambas aguardadas, foram avançadas pelo jornal Público.

Fonte da bancada social-democrata confirmou à Lusa que os dois pedidos já deram entrada e deverão ser anunciados no primeiro plenário após as férias parlamentares, na quarta-feira.
Ver comentários
Saber mais Montenegro Rui Rio Luís Montenegro PSD política
Outras Notícias