pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O que são as super PAC que estão a decidir as eleições?

Resultado de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça em 2010 – que considerou que não se pode limitar o direito de empresas, sindicatos e outros grupos doarem dinheiro para campanhas – estas organizações já representam uma fatia significativa do financiamento de democratas e republicanos (mais de 15% no caso de Romney).

Negócios 06 de Novembro de 2012 às 09:00
  • Partilhar artigo
  • ...

São a grande novidade das eleições presidenciais de 2012. Resultado de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça em 2010 – que considerou que não se pode limitar o direito de empresas, sindicatos e outros grupos doarem dinheiro para campanhas – estas organizações já representam uma fatia significativa do financiamento de democratas e republicanos (mais de 15% no caso de Romney).

Estas PAC, ou Political Action Committees (Comités de Acção Política), são independentes e não se podem coordenar com a campanha que apoiam. Não podem dar dinheiro directamente a um candidato, mas podem pagar por anúncios favoráveis a este ou desfavoráveis para o seu adversário.

Os anúncios das PAC são normalmente mais agressivos. Quem os gere é próximo das campanhas e, em alguns casos, até já fez parte delas. A principal PAC de apoio a Obama é a "Priorities USA", a de Romney é "Restore our Future". É obrigatório divulgar o nome de quem contribui, mas isso pode acontecer só meses depois. E organizações sem fins lucrativos estão isentas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio