Nos distritos com maior peso, PàF só vai atrás em Setúbal
A coligação do PSD com o CDS está à frente nas projecções, mas também nos resultados que, até ao momento, já foram apurados. E bate o PS em quatro dos cinco distritos que mais deputados elegem.
Todas as sondagens dão a vitória ao PàF nas legislativas, com o topo dos intervalos a apontar mesmo para uma possível maioria. Nos resultados que já foram apurados, o que se verifica é a liderança da coligação do PSD com o CDS. E nos distritos que mais deputados elegem para a Assembleia da República, o PS só está à frente num: Setúbal.
De acordo com os dados da CNE, quando estavam apuradas os resultados de cerca de 40% das freguesias, o PàF segue à frente do PS. Em Lisboa, com apenas 9% dos resultados apurados, o PàF seguia com 44,65% dos votos, contra 29,44% do PS, tendência idêntica à verificada no Porto: 47,35% para o PàF e 30,73% para o PS (com 16,46% apurado).
Estes são dois dos cinco distritos que mais deputados elegem. A estes juntam-se Braga, Setúbal e Aveiro que são responsáveis por mais de metade dos 230 deputados à Assembleia da República. Nestes, só em Setúbal o PS fica à frente: 36,36% contra 23,78% do PàF (com 23,64% dos votos apurados).
Em Braga, distrito pelo qual o PàF já elegeu Moreira da Silva e Fernando Negrão, estão apurados um terço dos votos, com a coligação a obter 50,51% contra os 29,37% do PS. Já em Aveiro, a distância é ainda maior com 14,3% dos votos contados: o PàF está com 58,6% dos votos, contra 29,37% do PS.
No Porto, Aguiar-Branco já foi eleito pela coligação e em Viana do Castelo já foi eleito Carlos Abreu Amorim. Em Viseu já estão eleitos, pela coligação Leitão Amaro e Pedro Santos Alves.
O PS já elegeu em Braga Manuel Caldeira Cabral e por Viseu Maria Manuel Leitão Marques.
Mais lidas