Bial contrata antigo secretário de Estado de Passos Coelho para a administração
O contingente português do conselho de administração da Bial, que é maioritariamente constituído por estrangeiros, acaba de ser reforçado com a contratação de Pedro Pereira Gonçalves.
Licenciado em Economia pela Universidade Católica, com um mestrado em Economia pela Universidade de Glasgow e um MBA pela Universidade Nova, tendo completado ainda o programa ‘Driving Government Performance’ na Universidade de Harvard, Pedro Pereira Gonçalves foi, entre 2013 e 1015, secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade no XIX Governo, que era liderado por Pedro Passos Coelho e tinha António Pires de Lima como ministro da Economia.
PUB
“Em nome do conselho de administração, dou as boas-vindas ao Pedro Pereira Gonçalves. A combinação única de experiência que possui nos setores público e privado, visão estratégica e capacidade de contribuir para a respetiva implementação será um ativo valioso para Bial à medida que reforçamos as nossas parcerias globais e expandimos a nossa estratégia de internacionalização e as nossas capacidades de inovação”, afirma António Horta Osório, chairman da Bial, em comunicado.
“É uma honra juntar-me à Bial, uma empresa com um forte compromisso com a excelência científica e com impacto global”, enfatiza Pedro Pereira Gonçalves, que espera “contribuir para o seu sucesso contínuo e apoiar a sua missão de desenvolver medicamentos transformadores que melhorem a vida dos doentes”.
A Bial destaca que o seu novo administrador não executivo conta “com mais de 20 anos de experiência nas áreas das finanças, investimento e políticas públicas”, sendo atualmente CEO da Movendo Capital BV, “um importante investidor nos setores da alimentação, retalho e consumo”.
PUB
Pedro Pereira Gonçalves é também “industrial advisor” na EQT Partners em Portugal, membro do conselho de administração da Hansa Investment Company e cônsul honorário de Singapura em Portugal.
Foi ainda membro executivo da administração e CFO da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, assim como presidente e administrador da NovaForum, na Nova School of Business and Economics, instituição onde também lecionou.
PUB
“Pedro Pereira Gonçalves exerceu ainda funções de direção nos setores bancário, segurador e de gestão de ativos”, destaca a Bial, empresa com 101 anos, que é controlada pela família Portela, emprega cerca de 900 pessoas, já deu dois medicamentos ao mundo e fechou o exercício de 2024 com uma faturação de 337 milhões de euros, dos quais três quartos em exportações.
Saber mais sobre...
Saber mais Empresas Economia Administração Investimentos Pedro Passos Coelho Portugal EQT Partners Singapura Osório GlasgowMais lidas
O Negócios recomenda